São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 07:35
Edição Julho | 2022
Ano - N° 313
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Colunistas
Classificados



Veja também:
O HOMEM QUE ENTENDE AS MULHERES.
CAPACIDADE DE AGIR
A Força da Fé

Colunistas
 
SEGURANÇA EM SÃO JOSÉ - SC
Carlos Caldas – HYPERLINK "mailto:Advcaldas@terra.com.br" Advcaldas@terra.com.br

Depois de consolidar-se como destino turístico e a quarta economia em arrecadação ICMS, São José tem agora o desafio de reduzir os índices de criminalidade que chegaram junto com as transformações que a cidade sofreu ao longo dos anos de desenvolvimento urbano e crescimento econômico e populacional.

De fato, que neste período, muitos investimentos na área de segurança pública municipal foram mínimos, a realidade que vem mudando desde o ano passado, quando as Secretarias de Segurança Pública e de Turismo uniram esforços para reduzir o número de crimes e garantir a segurança a moradores e turistas.

A geografia da cidade, as ações criminosas também podem ser determinadas em alguns pontos do município, que registra desde homicídio, pequenos furtos, roubos, uso de drogas, moradores de rua e assaltos.

Algumas medidas estão sendo tomadas em conjunto com o Ministério Público, Prefeitura, Polícia Militar e Civil a uma ação de humanização da região para proteger o cidadão e retirar os usuários de drogas das ruas e consequentemente, os pequenos delitos cometidos por eles.

Entre os principais aliados da polícia atualmente estão os Conselhos Comunitários de Segurança – Consegues e Guarda Municipal, faz um belo exemplo na proteção. Um dos pedidos antigos pelos moradores foi à melhoria da iluminação pública e as Câmeras de videomonitoramento nos bairros de classe média alta, finalmente tornando-se realidade.

Ainda, não chegando nos bairros mais distantes, da grande São José.

Outros equipamentos segundo administração municipal poderão ser adquiridos com objetivo de melhorar a qualidade de policiamento nas ruas. São equipamentos de última geração que fazem reconhecimento facial. A guarda municipal, agora equipada com arma de fogo e coletes, cuidando melhor da cidade.

Outro fato que preocupa a população Josefense é falta de segurança nas carceragens de todas as Delegacias de São José. A 11º Promotoria dos Direitos Humanos e Cidadania de São José - buscam solução urgente para a superlotação que as Delegacias estão sujeitas. A superlotação e a falta de alimentação e de higiene, exigem que o Ministério Público entre com uma Ação Civil Pública contra o Estado pela a interdição da carceragem.

São José, hoje tem uma delegacia especializada para atender mulheres, crianças, adolescentes e idosos, DCAMI, protegendo as mulheres, crianças e idosos, quanto ao abuso e falta de respeito com essas pessoas.

Para finalizar, é preciso investir nas políticas de prevenção ao cidadão, para evitar que as crianças cheguem até as drogas e dali partam para o crime. Investir em Educação, crianças e na formação dos jovens e adolescentes é o caminho inovador que pode mudar o futuro das próximas gerações.

E o setor turístico, por exemplo, é uma das áreas em constante evolução no Estado. No entanto, é preciso instituir política preventiva de Segurança e que o turismo possa ser seguro, com mão de obra qualificada para que São José tenha um turismo de qualidade internacional, e a vida segue....

Em defesa de seus Direitos, e fraterno abraço.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.