São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 05:27
Edição Julho | 2022
Ano - N° 313
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Colunistas
Classificados



Veja também:
Agentes de epidemiologia levam prevenção da dengue aos lares

Saúde
 
São José é referência no atendimento pediátrico em Santa Catarina
Município tem como diferencial a presença de pediatras e ginecologistas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
O atendimento pediátrico de São José é referência em Santa Catarina. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com a presença de um pediatra e ginecologista. O diferencial reflete no índice de mortalidade infantil na região, em 2021 a cada mil nascidos vivos, 8,4 morrem antes de completar um ano de idade, conforme dados levantados pela Secretaria de Saúde de São José.

O município conta também com uma equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica que realiza as investigações de óbitos de crianças menores de um ano, analisando o cenário hospitalar, domiciliar e ambulatorial. Após isso, os casos são avaliados Comissão Municipal de Análise de Óbitos Maternos, Infantis e Fetais.

São 35 pediatras e 27 ginecologistas distribuídos no município. Em breve, São José contará com mais seis novos pediatras, aponta a Secretaria de Saúde. O cuidado e atenção com a saúde da criança em São José também se estende para o início da vida dos pequenos. O Programa “São José Criança” é uma consequência do investimento que o Poder Executivo faz na área. No período de internação nas Maternidades públicas da Grande Florianópolis todas as mães procedentes de São José e seus respectivos recém-nascidos, recebem a visita de profissionais de enfermagem de nível médio.

O acompanhamento começa antes do nascimento. Durante o pré-natal as gestantes são atendidas por uma equipe de pediatras e ginecologistas. Até junho deste ano foram realizadas 15.850 consultas pediátricas e 12.167 de ginecologia em todas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O incentivo ao aleitamento também é uma Política de Atendimento em São José, desenvolvido nas UBSs de São José pelo Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAM). O local tem o objetivo de esclarecer dúvidas das mulheres sobre o processo de amamentação.

O reconhecimento das crianças como um grupo vulnerável impõe a afirmação de direitos básicos à vida, saúde, educação e proteção. A Secretaria de Saúde ressalta, ainda, que a conquista destes direitos é uma tarefa diária desenvolvida pela área em São José.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.