São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 17:47
Edição Maio | 2019
Ano - N° 277
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
DENÚNCIA
Melhorias nas rodovias estaduais
Desembargador Cid Goulart Júnior toma posse como presidente do TRE-SC
Lançado livro sobre os 50 anos do Instituto São José
Palhoça no Redes WeGov

Geral
 
Coluna “Gestão de Pessoas”
Sustentabilidade e Gestão de Pessoas

Clique na imagem para ampliar.
Neusa Santos Stahelin - Contato: (48) 99168 23 90 neusasantosstahelin@gmail.com

O RH/Gestão deixou de ser um departamento pessoal e atua, assim como as outras áreas, de maneira a garantir o desenvolvimento da estratégia da empresa e do atingimento das metas. A primeira forma de contribuição do RH para a promoção da sustentabilidade na empresa é como disseminador de cultura, valores e informações. Além disso, é também atribuição da área aprimorar a qualificação profissional dos funcionários, levando-os a compreender o assunto e preparando-os para atuar com visão de um crescimento sustentável.
O exercício do desenvolvimento humano introduz a capacidade de crescimento e faz o indivíduo chegar mais longe do que ele é capaz. A Zona de conforto pode “encostar” a ampliação, consequentemente limitando tanto o crescimento pessoal, quanto o da empresa.
A inclusão do conceito nessas atribuições (compreendido em suas três dimensões – ambiental, social e econômica), bem como sua relação com a atuação da empresa, é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de negócios. Nesse sentido, faz diferença o próprio profissional de RH compreender que a sustentabilidade permeia todos os aspectos do negócio, da companhia e do dia a dia das pessoas com as quais ela atua. Mesmo que a empresa na qual trabalhe ainda não tenha o conceito aderido, a própria área pode dar os seus passos em direção à sustentabilidade e fazer movimentar o ganha a ganha, contemplar os bons resultados.
Equilíbrio: Para ele, o grande desafio está em equilibrar o chamado “cha” – conhecimento, habilidade e atitude – que compõe o desenvolvimento de competências.
Prepararão os líderes: o RH está presente para garantir o desdobramento das metas nas várias áreas e o desenvolvimento das capacidades que as pessoas precisam para atingir essas metas”. A área de recursos humanos tem sua grande fatia dentro dos três pilares social, econômico e ambiental.
Uma das atribuições do RH é a preparação dos líderes, não apenas os atuais, mas também as futuras gerações. Todo este processo inicia-se no momento do processo seletivo para contratação. Exercitando o desenvolvimento a curto, médio e longo prazo.
O desafio do desenvolvimento de líderes: No âmbito do desenvolvimento de líderes para a sustentabilidade, educando líderes para a sustentabilidade O plano de desenvolvimento individual (PDI), permeia as ações norteando os planos de crescimento, podendo acompanhar o processo evolutivo tanto do líder, quanto da empresa.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.