São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 16:26
Edição Maio | 2019
Ano - N° 277
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
DENÚNCIA
Melhorias nas rodovias estaduais
Desembargador Cid Goulart Júnior toma posse como presidente do TRE-SC
Palhoça no Redes WeGov
Coluna “Gestão de Pessoas”

Geral
 
Lançado livro sobre os 50 anos do Instituto São José
Clique na imagem para ampliar.
O livro “Instituto São José 50 Anos” foi oficialmente lançado no dia 9 de maio, no Museu Histórico Municipal de São José, oportunidade em que foram reunidos fundadores e familiares, diretoria, médicos, funcionários, parceiros, autoridades, vereadores de São José e representantes de entidades de classe para, juntamente com a diretoria, comemorar mais esse marco na história do Hospital.
“O ofício do historiador é lembrar o que os outros esquecem”. A citação do historiador Eric Hobsbawn foi lembrada pelo diretor técnico Aristeu Stadler ao saudar os presentes, oportunidade em que manifestou a sua gratidão aos fundadores, Abelardo Viana Filho e Júlio César Gonçalves e – in memorian – Antônio Santaella, João Harold Bertelli, João Augusto Saraiva, Ivan Bastos de Andrade e Hamilton Figueira Ferrari, “que tiveram a iniciativa da criação de um espaço para acolher e tratar o doente mental, tornando-se um marco na assistência psiquiátrica de Santa Catarina”, lembrou.
A cerimônia contou, entre muitas presenças de grande significado para o Hospital, com a presença do médico Sérgio de Paula Ramos, que escreveu o prefácio do livro e que durante muitos anos fez supervisão no Instituto São José, contribuindo para o desenvolvimento do pioneiro serviço de dependência química no Estado.
O livro, que teve o apoio dos parceiros Unicred Florianopolis, RG Contadores Associados e Orcali, foi confeccionado ao longo de um ano, sob a supervisão e coordenação da diretora Assistencial Maria Luiza de Mattos Jahn, reunindo dezenas de entrevistas e depoimentos, pesquisa histórica, levantamento completo da Instituição na atualidade e resgate de imagens que deixaram de ficar apenas na memória.
O Instituto São José foi fundado em 23 de maio de 1968 com a proposta de oferecer uma alternativa de tratamento dos transtornos mentais. 12 anos depois, em 1980, a instituição iniciou o Serviço de Dependência Química, tornando o primeiro do Estado a oferecer esse serviço. Atualmente, além das áreas tradicionais, o Instituto São José possui o Quinta das Palmeiras, espaço anexo que oferece assistência hospitalar.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.