São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 11:04
Edição Fevereiro | 2019
Ano - N° 274
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Abertura do ano legislativo da Câmara
Vereador Moacir da Silva é reeleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Código de Posturas – fiscalização é intensificada pela SUSP para coibir infrações no município
COLUNA DO OBSERVATÓRIO SOCIAL DE SÃO JOSÉ
Casan vai liberar novas ligações no Sistema de Esgoto em três bairros de São José
Prefeitura de São José reforma pontos de ônibus da cidade
Mata Atlântica
SENAI oferece curso gratuito de aperfeiçoamento na área de refrigeração e climatização
SENAI oferece curso gratuito de aperfeiçoamento na área de refrigeração e climatização
Abertas as inscrições para processo seletivo de estágio no MPSC
Projeto Start Day terá versão kids
Prefeitura de São José apresenta metas fiscais em audiência pública na Câmara
Código de Posturas – fiscalização é intensificada pela SUSP para coibir infrações no município

Cidade
 
Vereadores se unem pelo Centro POP de São José
Clique na imagem para ampliar.
O Centro POP – Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua de São José, recebeu uma comitiva de vereadores no último dia 25 de fevereiro. André Guesser, Antônio Lemos, Caê Martins, Cristina de Souza e Sandra Martins, além de assessores dos vereadores Moacir da Silva e Alexandre Rosa, foram conhecer de perto a realidade da unidade pública de atendimento especializado à população de rua, que tem como objetivo oferecer serviço especializado a essas pessoas. Os vereadores encontraram uma série de irregularidades e problemas no local. “Deveria ofertar, porém, a falta de atenção do Poder Executivo de São José tem impedido que no local sejam realizados os devidos atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua”, afirmou Sandra Martins (PSDB), que é a Presidente da Comissão de Educação e Cultura, Saúde, Assistência Social e Defesa do Consumidor da Câmara de São José.
De acordo com os vereadores, a principal deficiência no local está na questão de pessoal. “Atualmente, nenhum psicólogo atua no Centro POP de São José, sendo que o ideal para aquela unidade seriam duas equipes – formadas por um assistente social e um psicólogo, cada”, apontou Caê Martins. A unidade requer ainda motorista e copeira para o preparo dos alimentos que são ofertados às pessoas em situação de rua.
“Além da dificuldade com pessoal, vários materiais estão em falta. O absurdo é tão grande que as toalhas utilizadas pelos moradores de rua têm sido lavadas com desinfetante de pinho, diante da falta de sabão próprio”, destacou Antônio Lemos. Existe a necessidade de dedetização e desratização do local, limpeza da área externa com roçada e capina, assim como a presença da Guarda Municipal para garantir a segurança dos servidores, especialmente no período matutino, quando são realizados os atendimentos externos do Centro POP.
“Os absurdos não param por aqui. Desde setembro do ano passado o almoço teve de ser substituído por um lanche, pois o contrato com o fornecedor se encerrou e, desde então, aguarda-se por nova licitação para a retomada do fornecimento das marmitas. Isso é inadmissível”, disse André Guesser.
O Centro POP de São José possui convênio com seis entidades que fazem internação para tratamento de dependentes químicos. São 100 vagas disponibilizadas no total, no entanto, pouco mais de 30 estão preenchidas. “Certamente, muitas famílias de munícipes que necessitam de tratamento não têm conhecimento dessa possibilidade de internação, destas vagas ofertadas pelo convênio da Prefeitura de São José com as Comunidades Terapêuticas”, disse Cristina de Sousa (PRB).
Os vereadores pretendem convocar a Secretária de Assistência Social de São José, Rose Bartuscheski, para apresentar esclarecimentos sobre a situação do Centro POP e a previsão para que as necessidades do local sejam devidamente supridas.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.