São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 22:17
Edição Julho | 2017
Ano - N° 254
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Classificados



Veja também:
São José investe R$ 9 milhões em ampliações e novas unidades de Ensino
Escolas de São José recebem projeto-piloto de Segurança Pública
Noite festiva marca posse da nova presidente e diretoria da AEMFLO e CDL São José

Especial
 
Prefeitura de São José adota nova plataforma online do projeto APOIA
Clique na imagem para ampliar.
Com o objetivo de atender alunos de quatro a 17 anos que por inúmeros motivos deixam de frequentar regularmente a escola, a Prefeitura de São José adotou a plataforma online do projeto Apoia - Programa de Combate à Evasão Escolar. Desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e o Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado), a plataforma vem para auxiliar as redes públicas e privadas de ensino no cuidado com as crianças e adolescentes.
O Apoia online, que está em processo de desenvolvimento nas redes de ensino, permite o acompanhamento dos casos, abrindo oportunidade para que mais alunos sejam atendidos com o objetivo de não perderem seu desenvolvimento social. Para aplicar de forma efetiva a nova plataforma do Apoia, os profissionais do Conselho Tutelar e da Secretaria de Educação receberam uma formação, no mesmo dia em que a Prefeitura adotou o Apoia Online. A formação foi oferecida pelo MPSC, através do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ).
A evasão escolar acontece quando o aluno deixa de frequentar as aulas por cinco dias consecutivos ou tem sete faltas durante o período de 30 dias, sem a devida justificativa para os professores e direção escolar. Caso continue a ausência nas aulas, a direção cadastra o aluno no Apoia Online, para que o Conselho Tutelar consiga atender o estudante. Se, dentro do prazo de 15 dias não houver solução, o Ministério Público de Santa Catarina fica responsável por atender a família da criança ou do adolescente.
O alinhamento entre a Secretaria de Educação, o Conselho Tutelar do município e o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), tem o objetivo de melhorar a qualidade de ensino e afastar as crianças e adolescentes das situações de risco. O promotor de Justiça, Álvaro Luiz Martins Veiga, destaca a importância deste projeto para o município. “Aderir à nova plataforma permite mais rigor e eficácia ao atendimento dos estudantes que enfrentam situações adversas, dando nova oportunidade para concluírem seus estudos”, assinala Álvaro.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.