São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 10:18
Edição Junho | 2016
Ano - N° 241
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Empreendedor



Veja também:
UBS Picadas do Sul é entregue à população com estrutura ampliada
Praça João Inácio Schroeder, em Barreiros, é revitalizada
Beira-mar ganha pista de esportes radicais
COLUNA DA FIB – Felicidade Interna Bruta
VI... OUVI... ESCREVI...
Escola Profissional Cândido Amaro Damásio celebra 50 anos

Geral
 
Bombeiros passam por qualificação na Oximed
Clique na imagem para ampliar.
Um grupo de 20 bombeiros militares do Estado estiveram na OXIMED – Clinica de Medicina Hiperbárica de São José, no dia 15 de junho, para aperfeiçoar os conhecimentos sobre mergulho. Eles são oriundos de diferentes regiões do Estado e estão realizando, no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, sede do 7º Batalhão BM no Litoral Centro-Norte, o Curso de Mergulhador Autônomo (CMAut).
Em 160 horas de capacitação teórica e prática, eles terão contato com técnicas de mergulho livre e autônomo indicadas para a realização de busca e resgate subaquático frente a situações emergenciais. Dos militares participantes, boa parte irá reforçar o setor operacional com a nova habilidade as equipes envolvidas na Operação Veraneio.

DESAFIOS – Sabe-se que diversos fatores podem aumentar o risco de um mergulhador apresentar uma doença descomprenssiva, cujo tratamento é realizado através da recompressão terapêutica em uma câmara hiperbárica. Entretanto, a prevenção ainda é a melhor coisa a ser feita. Mergulhar dentro dos limites da sua certificação de mergulho, manter uma boa forma física e permanecer adequadamente hidratado antes do mergulho, além de se evitar a realização de mergulhos onde haja a necessidade de paradas obrigatórias para a descompressão, são pontos importantíssimos.
Considerando a aproximação da medicina hiperbárica com a exploração do ambiente subaquático, ocorreram progressivas tentativas de superar as limitações do meio aquático, principalmente as relacionadas com o surgimento de doenças dentro de ambientes subaquáticos ou pressurizados, tornando necessária a intervenção de pesquisadores.
A base da medicina hiperbárica moderna foi dedicada ao estudo das alterações fisiológicas e metabólicas do organismo exposto a pressões superiores à pressão atmosférica e sistematizou a oxigenoterapia hiperbárica, utilizando a inalação de oxigênio puro em ambiente pressurizado.
Esta visita com os alunos bombeiros buscou o conhecimento dos mesmos sobre a medicina hiperbárica, e a identificação de sua subdivisão em duas áreas: (1) uma delas é dedicada à atividade profissional e saúde ocupacional de mergulhadores (mergulho de saturação), aeronautas e trabalhadores sob ar-comprimido, portanto, ligada à medicina do trabalho; e (2) a outra área da medicina hiperbárica está voltada à aplicação clínica da oxigenoterapia hiperbárica na assistência à saúde da população e os benefícios alcançados naqueles casos onde existe a indicação médica para isso.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.