São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 11:37
Edição Fevereiro | 2016
Ano - N° 237
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Governador de Santa Catarina aponta desafios para 2016
SC participa do Dia D contra o mosquito Aedes aegypti
São José e Forças Armadas se unem no combate à dengue
Granfpolis apresenta Plano Diretor de São José a jornalistas

Especial
 
Grupo de trabalho vai buscar soluções para as pessoas em situação de rua da Grande Florianópolis
Clique na imagem para ampliar.
Representantes de prefeituras de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça, e da Polícia Militar de Santa Catarina estiveram reunidos em São José no último dia 15 de fevereiro, quando criaram um grupo de trabalho para identificar as limitações e buscar as possíveis soluções sobre o atendimento de pessoas em situação de rua. A reunião foi realizada na Prefeitura de São José e contou com a presença do Ministério Público Estadual, secretários de Saúde, Assistência Social, Segurança e servidores municipais.
O problema já vinha sendo tratado em reuniões realizadas no início desse mês, quando ficou definida a elaboração de um cadastro único para que os municípios possam identificar e registrar estas pessoas em situação de vulnerabilidade social. A novidade agora é a parceria com órgãos municipais e a Polícia Militar, que terá acesso ao cadastro dos moradores de rua para dar encaminhamento devido ao cidadão em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o comandante da 11ª Região Policial Militar, responsável pelos municípios da Grande Florianópolis, coronel Araújo Gomes, o papel da polícia é apoiar as ações sociais e dar proteção em casos de transtornos. “Esse compartilhamento é fundamental. Em cinco anos de atuação na Capital, nós conseguimos ajudar muito mais pessoas que nem sabiam quem eram do que localizar criminosos ou foragidos”, afirmou Araújo Gomes.
O grupo de trabalho será composto por seis pessoas: o secretário de Assistência Social de Florianópolis, Dejair Oliveira Junior; que presidirá o grupo; a secretária adjunta de Assistência Social de São José, Rita de Cássia Furtado; a coordenadora do Centro Pop de Palhoça, Patrícia Pereira; o assistente social de Biguaçu, Leonardo Rodrigues de Oliveira; o chefe de departamento de fiscalização da secretaria de Continente, Jailsson José Vieira; e o tenente-coronel da PM Júlio Cesar.
A Secretaria de Assistência Social de Florianópolis apresentou um relatório preliminar do mapeamento de moradores em situação de rua de Florianópolis, que deve servir de modelo para os demais municípios.
O próximo encontro do grupo de trabalho já está marcada para o dia 29 de fevereiro, às 9h, na Prefeitura de São José, quando os representantes dos quatro municípios irão discutir as limitações de cada município para buscar possíveis soluções para o problema.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.