São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 17:12
Edição Fevereiro | 2016
Ano - N° 237
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição



Veja também:
Governador de Santa Catarina aponta desafios para 2016
Grupo de trabalho vai buscar soluções para as pessoas em situação de rua da Grande Florianópolis
São José e Forças Armadas se unem no combate à dengue
Granfpolis apresenta Plano Diretor de São José a jornalistas

Especial
 
SC participa do Dia D contra o mosquito Aedes aegypti
Clique na imagem para ampliar.
Representantes dos governos federal, estadual e municipais, juntamente com equipes das Forças Armadas e da comunidade catarinense, participaram, no dia 13 de fevereiro, em Florianópolis, do ato que marcou o Dia D contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya.
"Estamos diante de um problema que afeta todos nós. Em Santa Catarina, temos uma forte tradição de solidariedade entre instituições e sociedade, diante dos históricos de ocorrências enfrentadas pela nossa Defesa Civil. E agora, mais uma vez, todos precisam se envolver ao máximo. Tenho certeza de que no futuro a ciência vai nos proteger dessas doenças, mas hoje é preciso investir muito na prevenção, com mobilização, organização e conscientização", disse o governador Raimundo Colombo.
Diferentes atos ao longo do último sábado foram realizados em todo o País. A presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, participou do ato em Florianópolis, destacando a importância do trabalho de conscientização da sociedade e de divulgação das medidas em andamento. Ela lembrou que, em todo o Brasil, estão mobilizados 220 mil militares que visitarão cerca de 3 milhões de residências, além de um reforço de 46 mil agentes de endemia e 216 mil agentes de saúde comunitários.
"Hoje, em média, 2/3 dos focos do mosquito estão em residências. Se todo dia, cada família dedicar 10 minutos para procurar focos em suas casas, já teremos um grande trabalho", destacou a presidente Miriam. Ela ressaltou, ainda, que o Governo Federal está investindo em parcerias com laboratórios na busca por uma vacina contra as doenças transmitidas pelo mosquito.
Em Santa Catarina, o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, explicou que o Dia D está mobilizando cerca de 8 mil profissionais, sendo 4 mil militares e 4 mil agentes de saúde, em mais de 60 municípios, com reforço nos 28 considerados como quadro de infestação. Ele também enfatizou a importância da participação da sociedade no combate aos focos do mosquito, citando que no Estado 80% dos focos estão em residências e terrenos particulares.
Secretários municipais de Saúde de diferentes cidades catarinenses também fizeram atos paralelos em cada região. “Solicitamos aos municípios que, neste Dia D, realizassem visitação a residências e estabelecimentos comerciais, prestando esclarecimentos quanto aos procedimentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito, além da distribuição de material educativo”, explicou o diretor da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive/SC), Eduardo Macário. Outra orientação foi para que seja recomendada a limpeza de calhas, a retirada de entulhos e lixo, a remoção de recipientes com água parada, assim como a aplicação de medidas de controle individual, como utilização de telas em portas e janelas e o uso de repelentes.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.