São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 07:07
Edição Agosto | 2015
Ano XXI - N° 231
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Projeto Esporte Escolar na Unisul
Prêmios Educador Inovador e Gestão Inovadora
Estudantes se preparam para realizar a Prova Brasil
Combate à violência contra crianças e adolescentes

Educação & Cultura
 
Casa da Cultura recebe exposição permanente da Escola de Oleiros
Clique na imagem para ampliar.
A Escola de Oleiros de São José ganhou um espaço permanente na Casa da Cultura Nesia Melo da Silveira, no Centro Histórico. Desde o dia 21 de junho, peças que têm como destaque a cerâmica figurativa e que retratam a cultura e os hábitos cotidianos como o saber, a religiosidade, as brincadeiras, a cultura, a arte e a técnica da herança cultural dos oleiros de São José, podem ser conferidas na mostra permanente. A abertura da mostra foi realizada juntamente com as comemorações no Dia do Folclore.
Criadas na Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros, as peças retratam a cultura e os hábitos cotidianos que marcam a história do município. O objetivo é apresentar aos visitantes os costumes e religiosidade de São José, além de explorar a linguagem do figurativo, agregando valor da cultura local. "É importante fortalecer a identidade cultural de nossa cidade. São muitas as manifestações que formaram nossos hábitos e costumes. Eles não acontecem todos os dias e em todos os recantos da cidade, por isso, uma exposição permitirá a reflexão e a apresentação dos mesmos aos cidadãos de São José e nossos visitantes", avalia o superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Carlos Eduardo Martins.
A Escola de Oleiros Joaquim Antônio de Medeiros está instalada no bairro Ponta de Baixo, na casa que pertencia ao senhor Joaquim Antônio de Medeiros, oleiro responsável pela fabricação de peças utilitárias que abasteceram a região, e foi transformada em unidade de ensino em 1992. A partir de então, o exercício do ofício de oleiro é executado e preservado no espaço, com aulas gratuitas para a comunidade.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.