São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 04:35
Edição Agosto | 2015
Ano XXI - N° 231
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis




Especial
 
São José ganha primeiro Jardim Botânico de SC
Jardim Botânico de São José é inaugurado no bairro Potecas
Espaço será utilizado para preservação do patrimônio florestal, pesquisas e para a promoção de atividades de Educação Ambiental

Clique na imagem para ampliar.
São José ganhou o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina. Inaugurado no último dia 14 de agosto, no bairro Potecas, o Jardim Botânico josefense é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB). Porém, o local ainda necessita de alguns retoques finais para começar a receber visitas da população, o que deve ocorrer no mês de setembro.
O espaço, que conta com 160 mil m² de mata atlântica preservada, é um dos 25 de todo o País categorizado com o título de “Jardim Botânico”. Ali serão realizadas pesquisas e atividades voltadas à Educação Ambiental. Localizado dentro de um loteamento residencial, o Jardim Botânico de São José foi construído através de uma parceria público-privada, em que o terreno foi doado pelo Município e a construção foi feita pela empresa J.A. Urbanismo. O investimento feito foi de R$ 10 milhões.
Além da sede administrativa, o Jardim Botânico josefense contará com anfiteatro para a promoção de atividades de Educação Ambiental, trilhas ecológicas, estufa com vegetação nativa e um herbário.
“É uma alegria muito grande estarmos oferecendo este espaço à população. De fato o Jardim Botânico de São José é o único de Santa Catarina que integra o Sistema Nacional de Jardins Botânico e é classificado com a categoria C”, afirmou o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Moacir da Silva. Ele acrescentou ainda que, reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, abre-se uma série de possibilidades que envolvem parcerias, intercâmbios e a busca de recursos para que seja possível potencializar todas as atividades que ali serão desenvolvidas. De acordo com ele, o primeiro diretor do Jardim Botânico, Sérgio Stähelin, terá a missão de organizar atividades voltadas para a educação ambiental.
Durante as homenagens, o diretor da JA Urbanismo, David Corrêa de Souza, destacou a importância do momento. “Espero que a comunidade possa dar continuidade a este processo de crescimento. Um jardim botânico é um organismo vivo que vai se modificando ao longo do tempo”, disse. Acompanhado da família e dos primeiros proprietários do terreno, ele narrou como foi desafiador fazer o projeto sair do papel.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.