São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 05:37
Edição Agosto | 2015
Ano XXI - N° 231
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Júnior Furtuoso e-mail: furtuoso@gmail.com
Rodeiando

Tradição
 
Símbolos do Estado de Santa Catarina
Clique na imagem para ampliar.
Uma das características dos tradicionalistas é gostar dos símbolos e entender o que eles significam, é assim nas pilchas, encilhas e lugares. Mas, sabemos quais são os símbolos da nossa terra catarinense? Citamos alguns:
A orquídea Laélia Purpurata e a árvore Imbuia são símbolos da natureza que representam Santa Catarina. Popularmente, a ave Araponga é considerada representante do Estado também, porém, ela não é reconhecida pelos órgãos oficiais. "Na falta de uma ave oficial, tradicionalmente a Araponga é apontada como uma ave símbolo", explica Maicon Mohr, presidente do Clube de Observadores de Aves do Vale Europeu, a Coave.
A Laélia foi bastante exportada entre as décadas de 1920 e 1940, o que rendeu a Santa Catarina o título de maior exportadora de orquídeas do País, segundo informações do Governo do Estado. O Decreto que identifica a flor como representante do Estado é de 1983, e foi assinado pelo então governador Esperidião Amin Helou Filho.
Segundo Carlos Gomes, do orquidário de mesmo nome, em Florianópolis, a espécie leva entre cinco e seis anos para florescer pela primeira vez, e depois, floresce todos os anos entre novembro e dezembro. "A Laélia tem como cor básica um rosa suave com o centro púrpura intenso, de onde vem o seu nome. E as flores são grandes, em torno de 12 a 15 cm de diâmetro", explica Carlos.
De acordo com ele, ainda são encontradas flores nativas em Santa Catarina, e também, no Rio Grande do Sul. "O maior inimigo é o desenvolvimento urbano e o desmatamento. Felizmente é uma das espécies mais reproduzidas em laboratórios, pela sua beleza, e assim sua preservação está garantida para as futuras gerações. É muito colecionada no mundo todo e possui mais de trinta variedades de colorido", conta Carlos.
Já a Imbuia foi considerada árvore símbolo de Santa Catarina por meio de uma lei estadual de 1984. A árvore mede entre 10 e 30 metros de altura, sendo resistente a baixas temperaturas. A Imbuia está na lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção, na categoria das espécies vulneráveis, bem como da relação das espécies arbóreas que correm perigo de extinção. Em Santa Catarina, encontra-se na lista das espécies raras ou ameaçadas de extinção.
A planta deu nome também à cidade do Vale do Itajaí, devido à existência de uma grande quantidade de exemplares na região. Segundo informações passadas pela Prefeitura da cidade, a madeira, atração para os imigrantes alemães que se instalaram na região na década de 1930, está sendo substituída por reflorestamento. "Atualmente a derrubada de imbuias é contra a lei. Na cidade existem algumas árvores nativas preservadas, e há eventos em que fazemos a distribuição de mudas. O objetivo é não deixar que a planta acabe", explica o secretário de Administração de Imbuia, Valdir.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.