São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 11:04
Edição Julho | 2015
Ano XXI - N° 230
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
São José é convidada a receber o revezamento da tocha olímpica
Corrida pela Paz está com as inscrições abertas
Djalma Berger é nomeado o novo presidente da Eletrosul
Defesa Civil de São José entrega kits para assistência social
Acidentes de trânsito sem vítimas
Conferências Municipais da Juventude e Assistência Social abrem inscrições
Internet pode esconder crimes, fraudes e negociações anônimas
Presidente da Alesc explica retirada da emenda sobre o duodécimo
Catarinenses são contrários ao desarmamento segundo pesquisa
Novas antenas de telefonia móvel para o Estado
FCDL/SC E TJ formam convênio para agilizar processos

Geral
 
Mobilidade urbana é tema de reunião do Comitê de Desenvolvimento da Grande Florianópolis
Clique na imagem para ampliar.
Mobilidade urbana foi o principal tema discutido na primeira reunião do Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Coderf), realizada no último dia 22 de julho, em Florianópolis. O Coderf aprovou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) como diretriz para tratar do tema na região.
“O Plamus é um caminho que nós encontramos para rapidamente definir nossas prioridades. Os planos de saneamento básico, meio ambiente, macrozoneamento e os planos habitacionais só virão quando elaborarmos o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado. Nós temos que dar uma resposta rápida às demandas da sociedade e podemos fazer isso na área de mobilidade urbana porque já temos o Plamus”, afirmou o superintendente da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Cassio Taniguchi.
O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) é uma exigência do Estatuto da Metrópole e deve ser entregue ao Ministério das Cidades até janeiro de 2018. A partir do PDUI, as prefeituras deverão adequar os planos diretores municipais.
“O plano diretor de São José vai delimitar as ações que podem ser intervenções possíveis tanto da iniciativa pública, quanto privada. Nós vamos ter um regulador de ações dentro do município que você vai primeiro ver o interesse público comum antes de definir qualquer investimento ou ação que possa prejudicar no investimento futuro de mobilidade no município”, comentou o secretário de Planejamento e Gestão Orçamentária de São José, Matson Luiz Cé.
Outro assunto tratado na reunião foi o convênio interfederativo entre Governo do Estado e municípios da Região Metropolitana da Grande Florianópolis para planejamento gestão e operação do Sistema de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, que compreende a regulação e a gestão do transporte coletivo, da infraestrutura viária e do transporte de cargas da região metropolitana. O documento seguirá para avaliação do Colégio Superior da região metropolitana.

Comitê – O Coderf é presidido pelo diretor executivo da Superintendência da Região Metropolitana da Grande Florianópolis e conta com as prefeituras da região – Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara –, Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), CREA/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), SENGE/SC (Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina), Fetrancesc (Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Além dos órgãos envolvidos, o encontro contou com a presença de representantes do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina).
Fonte: Secom

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.