São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 21:44
Edição Abril | 2015
Ano XXI - N° 227
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis




Especial
 
Policlínica de Barreiros é inaugurada
Clique na imagem para ampliar.
Nem uma mulher aos gritos reivindicando a autoria da obra da Policlínica de Barreiros ao ex-prefeito Djalma Berger, conseguiu abalar a prefeita Adeliana Dal Pont. A obra foi entregue no dia 14 de abril com a presença de autoridades municipais e estaduais, entre elas o vice-prefeito José Natal Pereira, o secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Gilson José Botelho, representando o governador Raimundo Colombo; o superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde, Clécio Antonio Espezim; representando o secretário João Paulo Kleinubing; o deputado estadual Mário Marcondes, o presidente da Câmara de Vereadores, Orvino Coelho de Ávila, o comandante do 7º Batalhão da PM, ten-cel Emiliano Guesser; o comandante do 10º BBM, ten-cel César Assunção Nunes; o presidente da Aemflo/CDL, Marcos Antonio Cardozo de Souza; além de secretários municipais, servidores e lideranças comunitárias. O evento contou ainda com a apresentação do Coral Municipal dos Idosos de São José.
De acordo com a prefeita, depois de mais de 10 anos, São José abre uma nova porta na área da saúde para atender nove especialidades médicas, exames, Clínica de Fisioterapia, farmácia, Centro de Especialidades Odontológicas e de Testagem e Aconselhamento. “A obra estava pronta desde janeiro de 2013, mas sem as redes de esgoto e água, além do prédio não atender às exigências do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. É mais fácil começar uma obra do zero do que ter que readequá-la”, explica a prefeita. Segundo a prefeita, além da Policlínica de Barreiros, ainda serão entregues, neste ano, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Potecas e do Vista Bela, a Policlínica de Forquilhinha e, se possível, a UBS do Ceniro Martins. Também estão previstas a reforma da Policlínica de Campinas, obra que deve durar cerca de dois meses, e a construção da Policlínica da Serraria, que está em fase final de projeto. “Abrindo novas portas o atendimento é dividido, se torna mais humanizado e com melhor qualidade”, afirma a prefeita.

Atendimento – Localizada à Rua Antonio Schroeder, em frente à Praça Antonio Schroeder, a Policlínica de Barreiros, segundo a secretária de Saúde do Município, Suzana Bousfield, marca a implantação do serviço de referência em São José. “As especialidades estão divididas entre as Policlínicas de Barreiros e Campinas. Assim, quem precisar de atendimento em Cardiologia, por exemplo, será encaminhado para a Policlínica de Barreiros, onde estarão centralizadas as consultas e exames nesta especialidade. Já o paciente que necessitar de atendimento em Dermatologia, será encaminhado para a Policlínica de Campinas”, explica a secretária.
Para a população de Campinas e Kobrasol, onde está concentrada a maior densidade demográfica do Município, além de perder algumas especialidades, ainda há o problema do deslocamento até Barreiros, já que o transporte coletivo interbairros no município é precário.
Segundo Suzana, só na Policlínica de Barreiros serão realizados cerca de 14 mil atendimentos médicos e odontológicos por mês, além de aproximadamente cinco mil exames. O custo mensal da nova Policlínica é de R$ 900 mil, que inicialmente serão bancados pela Prefeitura. “Estamos buscando apoio do Governo do Estado, junto ao secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, para que nos auxilie na manutenção da Policlínica de Barreiros”, afirma a secretária de Saúde de São José.
A nova unidade conta com cerca de 70 profissionais para atender à população. No início desse mês foram empossados 30 novos servidores aprovados em concurso público. Os outros 40 profissionais devem ser deslocados da Policlínica de Campinas, o que tem deixado a população apreensiva quanto à precariedade no atendimento.
A Policlínica de Barreiros funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A secretária de Saúde lembra que o atendimento na Policlínica de Barreiros precisa ser agendado. "A população deve continuar procurando a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para o atendimento médico e acompanhamento de rotina. Se houver necessidade, o médico da unidade é que fará o encaminhamento para a Policlínica", conclui Suzana.

Especialidades da Policlínica de Barreiros:
- Cardiologia: Cardiologia Clínica, Teste Ergométrico e Eletrocardiograma
- Endocrinologia: adulto e pediátrica
- Neurologia: Neurologia Clínica e Eletroencefalograma
- Oftalmologia: Oftalmologia Clínica adulto e infantil
- Mastologia: Mastologia Clínica e Biópsia de Mama
- Ortopedia: Ortopedia Clínica
- Ginecologia: Ginecologia de Alto Risco e Colposcopia
- Fonoaudiologia: Fonoaudiologia Clínica
- Urologia
- Ultrassonografia
- Centro de Especialidades Odontológicas e Raio-X Odontológico
- Fisioterapia
- Farmácia Básica
- Farmácia Especial
- Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Especialidades da Policlínica de Campinas:
- Geriatria: Geriatria Clínica
- Otorrinolaringologista: Otorrino Clínica
- Dermatologista: Dermatologia Clínica e procedimentos dermatológicos
- Pneumologia: Pneumologia Clínica e espirometria
- Pediatria Alto Risco: consulta em alto risco
- Nutrição
- Reumatologia
- Programa Ostomizados
- Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
- Farmácia Básica
- Farmácia Especial

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.