São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 23:11
Edição Setembro | 2014
Ano XX - N° 220
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Social
Colunistas



Veja também:
Consulta pública avalia cinco ruas de Barreiros
Workshop em São José divulga 4ª edição da Certificação de Responsabilidade Social
Prefeitura de São José e Granfpolis firmam convênio que trata do Plano Diretor
AEMFLO e CDL-SJ lançam mais uma edição da Campanha “Nosso voto tem força”

Especial
 
05 de outubro: o Dia D
Votos dos catarinenses serão recebidos em quase 15 mil urnas

Clique na imagem para ampliar.
Serão 14.899 urnas eletrônicas à disposição dos 4.859.324 catarinenses aptos a votar no dia 05 de outubro, primeiro turno das eleições 2014. No dia 04 de outubro, o TRE-SC – Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina vai realizar a entrega das urnas eletrônicas nos postos de votação de todo território catarinense. Ao todo serão 14.592 seções eleitorais, 296 urnas de justificativas e 11 seções de voto em trânsito.
Os equipamentos já foram encaminhados às Zonas Eleitorais no mês de julho e agosto. De acordo com Walter Luiz Rausch, da Seção de Planejamento e Acompanhamento do TRE-SC, as urnas serão entregues nos locais de votação aos delegados de prédio, das 14 às 19 horas do dia 04 de outubro, com a supervisão de servidores da Justiça Eleitoral. A distribuição das urnas foi estabelecida através de um Sistema de Rotas, entre as Zonas Eleitorais e a empresa de transporte Reunidas, contratada por intermédio de um processo licitatório.
Além da distribuição e recolhimento das urnas, a empresa de transportes também vai realizar o recolhimento das mídias com os dados das votações, que serão encaminhados por motos até o local de transmissão dos dados, agilizando o processo.
No dia 05 de outubro, após o encerramento do processo de votação, as urnas serão recolhidas dos locais de votação e enviadas aos Cartórios.

Locais de difícil acesso
As urnas serão distribuídas em todos os locais de votação do território catarinense. As Zonas Eleitorais que possuem locais de votação distantes e de difícil acesso adotaram todos os procedimentos recomendados para possíveis imprevistos. Entre os locais de votação com maior grau de dificuldade de acesso, existem zonas eleitorais onde deverá ser realizado o transporte por barco, como São Francisco do Sul, Laguna e em Florianópolis, na Costa da Lagoa.

Voto seguro
De acordo com Walter, todos os procedimentos de logística de transporte das urnas são monitorados pelo TRE em parceria com as polícias militar e civil, que agem sob demanda. “Além disso, as Zonas Eleitorais realizam audiências públicas de preparação das urnas com editais publicados no DJESC (Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina). Todos os dados gravados nas mídias são criptografados e acondicionados em envelopes especiais também com lacres de segurança e o TRE monitora a coleta e a transmissão desses dados”, explica.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.