São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 12:08
Edição Agosto | 2014
Ano XX - N° 219
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Social
Colunistas
Empreendedor
Política



Veja também:
O Brasileiro e o voto
TRE-SC recebe terreno da União
Câmara Socioambiental da Aemflo e CDL-SJ realizam 6ª edição do Reciclar e Conscientizar
Salão do Imóvel e Construfair reúnem quase 30 mil pessoas
FIESC entrega carta aos candidatos ao governo
Receita prorroga o prazo do Programa Tudo em Dia de Palhoça
Prefeito solicita reabertura imediata de Postos Policiais em Palhoça
Prefeito de Palhoça sanciona lei que cria Fundação Municipal de Esporte e Cultura

Geral
 
Acessibilidade é tema de debate na capital
Clique na imagem para ampliar.
Arquitetos e outros profissionais da construção civil acompanharam, no dia 7 de agosto, um debate sobre acessibilidade na Capital. O tema não poderia ser mais pertinente em um Brasil que envelhece a passos largos e com aproximadamente 24% da sua população com algum tipo de deficiência (dados IBGE). Para um auditório lotado, Ricardo Fonseca, presidente da AsBEA/SC, destacou a importância de debater o assunto e declarou que "devemos pensar a cidade como um local mais acessível para todos os cidadãos".
Monique DiPietro, arquiteta, veio de Balneário Camboriú em busca de qualificação. "Ao projetar um espaço é preciso que se atenda a todas as demandas, estamos passando por um processo de conscientização e mudança, precisamos nos atualizar sempre", declarou.

Norma – Criada há oito anos, a Norma 9050 embasou a apresentação do arquiteto paulista Rogério Romeiro, que falou sobre Obrigatoriedade Legal - Lei e Norma. Romeiro destacou que: "As prefeituras deveriam ser os agentes fiscalizadores, mas na prática o usuário acaba fazendo as maiores cobranças e promovendo as mudanças". Romeiro acredita que mesmo longe do ideal o cenário evoluiu bastante nos últimos anos.

Palestras – Há oito anos a Thyssenkrupp desenvolveu uma divisão especial de acessibilidade no Brasil. Inspirada nas tendências de suas filiais na Europa, a empresa líder no segmento de elevadores desenvolveu outros meios de transporte para pessoas com mobilidade reduzida. Rafael Villar, gerente da divisão no Brasil, apresentou para os profissionais as opções da empresa: plataformas verticais de mobilidade; plataformas para plano inclinado; cadeiras elevatórias para escadas e elevadores para residências de até cinco andares.
A Portobello, uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina, apresentou as normas como a de Desempenho e nas Instruções Técnicas dos bombeiros, apresentando produtos, critérios e metodologia de projeto.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.