São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 14:02
Edição Agosto | 2014
Ano XX - N° 219
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Social
Colunistas
Empreendedor
Política




Especial
 
USJ - Primeira Universidade Pública Municipal do País completa nove anos
Clique na imagem para ampliar.
O Centro Universitário Municipal de São José (USJ) completou neste mês o seu nono ano de existência. Uma solenidade comemorativa ao aniversário da instituição foi realizada para celebrar a criação da Instituição, que “nasceu” no dia 06 de agosto de 2005, na gestão do então prefeito Fernando Elias, sendo a primeira universidade pública municipal do País. Educadores, estudantes, figuras políticas e sociedade presenciaram o evento, que aconteceu no teatro do Centro Multiuso.
A celebração iniciou com uma apresentação musical da Camerata Marista Entrevero, composta por alunos do Centro Educacional Marista São José. Na sequência a reitora do USJ, Elisiani Noronha, e a secretária municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andrea Pacheco, assinaram o acordo de cooperação técnica para a implantação de cursos de formação, atualização e pós-graduação na área de segurança, voltados a agentes da Guarda Municipal. Também foi formalizada a abertura dos cursos de pós-graduação em Docência na Educação Infantil e Docência nos Anos Iniciais.
Atualmente o USJ oferece quatro cursos de nível superior: Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Religião e Pedagogia. E, a partir do mês de setembro será oferecido mais um curso, o de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Com a palavra, a reitora falou sobre o desenvolvimento da Instituição ao longo desses nove anos, período em que o USJ passou por algumas adversidades. Ela também destacou os bons indicadores obtidos pelo centro universitário, valorizando o trabalho que vem sendo feito dentro da Unidade de Ensino: “Apesar de ser uma Instituição jovem, o USJ possui uma expressiva premiação e ótimos conceitos, como no Enad, Guia do Estudante, Prêmio Elpídio Barbosa, bem como no Ranking Universitário da Folha de São Paulo”.
O polêmico assunto da falta de uma sede para o USJ também não passou batido. Sobre o problema Elisiani afirmou: “Muito se fala, porém posso lhes garantir que estamos procurando, sim, algumas alternativas. Temos poucas possibilidades, mas a nossa maior luta é por um prédio que tenha toda a estrutura física para atender a um centro universitário do nosso porte”. Ela acrescentou que, no momento, a alternativa mais provável, apesar de ainda não haver nada decidido, seria o antigo prédio da Univali, no Sertão do Maruim.
A secretária municipal de Educação, Méri Hang, que representou a prefeita Adeliana Dal Pont, parabenizou o trabalho que a equipe do USJ realiza pelos alunos de São José e também agradeceu a parceria da Instituição com a Secretaria Municipal de Educação. "Tenho certeza que com a ajuda de vocês conseguiremos fazer uma educação diferente, com qualidade e humanidade", finalizou.
Também compuseram a mesa do cerimonial as seguintes autoridades: o presidente da Câmara Municipal, Sanderson de Jesus; a superintendente da Fundação Educacional Municipal, Ana Cristina Hofmann; a secretária de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Andrea Pacheco; a vice-reitora administrativa, Vera Regina Lúcio; a vice-reitora acadêmica, Adarzilse Dallabrida; além do professor Rodolfo Pinto da Luz, secretário de Educação de Florianópolis, que também ministrou a palestra “O Legado da Universidade no Desenvolvimento da Comunidade”. A celebração dos nove anos do USJ foi encerrada com o corte do bolo de aniversário.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.