São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 02:54
Edição Fevereiro | 2014
Ano XX - N° 213
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Empreendedor
Política



Veja também:
PAC da Mobilidade pode contemplar Beira-Mar de Barreiros
Conselho de Desenvolvimento da Grande Florianópolis realiza primeira reunião
Animação do Carnaval volta a São José
Bloco Piranhas do Saldanha leva alegria às ruas de Barreiros

Especial
 
TRE-SC empossa novo presidente Desembargador Vanderlei Romer é o novo presidente do TRE-SC
Magistrado presidirá o tribunal até 2015

Clique na imagem para ampliar.
O desembargador Vanderlei Romer, 68 anos, assumiu, este mês, a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Ele substitui o também desembargador Eládio Torret Rocha, que presidiu o órgão desde 06 de fevereiro de 2013.
Apesar da troca de comando, o novo presidente afirmou que não haverá grandes mudanças e que dará continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido na gestão anterior. O magistrado também falou sobre os efeitos que a aplicação da lei da Ficha Limpa terá nas eleições de 2014, sendo que será a primeira vez em que ela será válida em eleições gerais: “Eu acredito que a nova lei terá, sim, grandes influências nessas eleições. Primeiro, por um aspecto preventivo, porque os partidos sabem que a lei veio para ficar, que ela realmente será aplicada. E isso pode fazer com que sejam desestimuladas muitas tentativas de infiltrar algum candidato que, embora seja bom de voto, não tenha a sua ficha limpa, sob pena de perder o mandato”.
Se por um lado a lei poderá evitar muitos casos de candidaturas irregulares, por outro lado, o magistrado reconhece que mesmo assim as eleições de 2014 não estão livres de apresentarem um número considerável de impugnações: “A Lei pode fazer com que os próprios tribunais fiquem mais sobrecarregados nos julgamentos, porque invariavelmente, muitas vezes, até sem intenção, poderá haver muitos registros de candidaturas que serão impugnadas”.
Vanderlei Romer também comentou sobre a votação através das urnas biométricas, aplicada em um número maior de zonas eleitorais nessas eleições: “Santa Catarina é um dos estados que estão mapeados dentro do cronograma estabelecido pelo TSE e nós já teremos várias zonas eleitorais que estarão procedendo através do sufrágio via identificação biométrica”.

O que é recadastramento biométrico?
O recadastramento biométrico é o procedimento necessário para que os eleitores votem na nova geração de urnas. A utilização desta tecnologia está em expansão e será utilizada em 12 cidades catarinenses, inclusive em São José, onde a implantação do sistema ainda não é obrigatória. Cerca de 40 mil eleitores vão votar através do novo sistema. No processo de recadastramento biométrico, o eleitor será fotografado, terá uma amostra de sua assinatura colhida e as impressões digitais capturadas. Na hora de votar, a urna reconhecerá o eleitor por meio de sua impressão digital, diminuindo o tempo de espera e agilizando o processo de votação.

Currículo do novo presidente
Vanerlei Romar é natural de Videira. Viveu parte de sua vida em Lontras, Indaial e Florianópolis. Cursou o ensino superior em Blumenau, na Furb (Fundação Universitária de Blumenau) e trabalhou como bancário, contabilista e advogado. Sua atuação na magistratura começou em 13 de abril 1977, na circunscrição de Palmitos. Depois, em 1979, foi juiz titular em Tangará. Ainda na magistratura, atuou nos municípios de Rio do Sul, São Joaquim, Xaxim, São Francisco do Sul, Tubarão e Joinville. Em 1996 passou a integrar o Tribunal de Justiça e em 2001 tornou-se desembargador.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.