São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 03:00
Edição Dezembro | 2013
Ano XIX - N° 211
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Caravana Natal Solidário percorre bairros de São José
Exposições de presépios em cerâmica

Especial
 
Governo do Estado promove formatura de 1,5 mil alunos do Pronatec
Clique na imagem para ampliar.
A Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, esteve em Santa Catarina onde participou da formatura de 1,5 mil alunos dos cursos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na região da Grande Florianópolis.Promovido pelo governo do Estado no último dia 11 de dezembro, no Centrosul, em Florianópolis, o evento ainda contou com a participação do secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Candido da Silva, entre outras autoridades.
"O Brasil é um país que está crescendo, Santa Catarina é um Estado que está crescendo, e para isso é preciso de mão de obra qualificada. Nosso trabalho em conjunto é muito importante nesse sentido. O governo federal oferece e paga as vagas, mas é o governo do Estado que faz a mobilização junto às prefeituras e garante que o curso de fato aconteça e chegue para a população que precisa. Santa Catarina é um Estado com bom desempenho e é uma alegria estar aqui para fortalecer ainda mais essa parceria", acrescentou a ministra Tereza Campello.
Foram entregues diplomas para 1,5 mil alunos que concluíram os cursos em cidades da Grande Florianópolis. Um dos formandos, Lucas Jacques, que mora em Palhoça, concluiu o curso de panificador, está fazendo agora o de confeiteiro e sonha em abrir a própria empresa em breve. Outro aluno, Márcio André Cipriano de Oliveira, terminou o curso de organização de eventos e junto a outros alunos da turma, montou uma cooperativa para promoção de eventos.

Pronatec em SC
O governo do Estado aderiu ao programa federal Pronatec Brasil Sem Miséria (BSM) em 2012. Em Santa Catarina, a SST coordena a articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação. Em 2012, foram 22 mil vagas e 19 mil inscritos em 245 municípios catarinenses, com R$ 31 milhões de investimentos do governo federal. Neste ano, foram 69 mil vagas, 39,8 mil matriculados em 284 municípios, com investimentos de R$ 110 milhões.
"Temos aqui no Estado o depoimento de pessoas que devolveram o cartão do Bolsa Família depois que fizeram os cursos do Pronatec e se qualificaram, de pessoas com mais de 60 anos que voltaram a estudar e que agora estão trabalhando para complementar a renda. Essa é uma parceria muito importante para toda a sociedade e que recebe atenção especial do governo do Estado de Santa Catarina", afirma o secretário da pasta, João José Cândido da Silva.

Projeção para 2014
Para 2014, a previsão é de que os 295 municípios do Estado tenham aderido ao programa. A estimativa inicial é de 62 mil vagas, mas com perspectiva de aumentar para 97 mil vagas até o final do ano. Entre os cursos mais procurados, estão o de auxiliar administrativo, operador de computador, montador e reparador de computador, pedreiro, costureira, eletricista, vendedor, manicure e pedicure, mecânico de máquina de costura e recepcionista.
Os cursos destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, são gratuitos e incluem auxílio para o transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A participação não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal, e a inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria de Assistência Social dos municípios.
A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e podem participar alunos com idade partir de 16 anos. Em Santa Catarina, os cursos são oferecidos por instituições como Senai, Senat, Senac, Senar, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC).

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.