São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 01:43
Edição Outubro | 2013
Ano XIX - N° 209
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
São José adere à Campanha contra o Câncer
Enfermeira fala sobre o Outubro Rosa
Secretaria de Saúde amplia faixa etária para vacinação contra a catapora
Hospital Regional de São José promove semana de fisioterapia

Saúde
 
Procura por mamografias aumentou 15% em São José
Clique na imagem para ampliar.
O mês de outubro já tem cor há anos. Tudo por causa da programação do Outubro Rosa que colore as cidades do mundo inteiro, lembrando as mulheres da importância da prevenção contra o Câncer de Mama. E o resultado desta Campanha de tantos anos, parece estar influenciando o comportamento das mulheres em São José.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, a realização de mamografias em 2013 aumentou em 15% com relação ao ano passado. De janeiro a agosto foram realizadas 3.852 mamografias, contra 3.273 realizadas no mesmo período do ano passado. Neste sentido, a razão de exames de mamografia realizados em mulheres de 50 a 69 anos ficou em 0,38 (por mil mulheres), acima do índice nacional (0,35) e do estadual (0,37).
A expectativa da Secretaria é que estes números sejam ainda melhores até o final do ano, já que em agosto a Prefeitura de São José assinou convênios para aumentar a oferta de exames de média e alta complexidade. Somente no que diz respeito à mamografia, a oferta passará de 300 para 800 exames por mês.
A pasta também destaca que o principal foco das equipes nesta Campanha do Outubro Rosa é incentivar e orientar as mulheres a fazer o autoexame, já que esta é uma das melhores formas de se chegar a um diagnóstico precoce do Câncer.

Brasil e SC – Dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 52.680 casos de Câncer de Mama devem ser descobertos em 2013. Apenas em Santa Catarina esse número pode chegar a 1.630.
Na edição deste ano do Outubro Rosa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), apoia e difunde a ideia do movimento de pôr fim ao mito de que o Câncer de Mama é uma sentença de morte.
Depois das doenças do aparelho circulatório, as neoplasias são a segunda maior causa de mortes entre as mulheres em Santa Catarina. O Câncer da Mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo.
Em quatro das cinco regiões brasileiras, o Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele não melanoma. A região Sudeste apresenta 69 casos para cada 100 mil mulheres, seguida da região Sul, com 65 casos para cada 100 mil mulheres. Região Centro-Oeste tem 40/100 mil; Nordeste tem 32/100 mil; e a região Norte tem 19/100 mil.

Saiba Mais
- O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o Câncer de Mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao Câncer de Mama e ou mamografia no mês de outubro.
- A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc., surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação.
- Em São José, os pontos em cor-de-rosa são a Praça Hercílio Luz, o Monumento Imigrantes, o Pórtico da Beira-Mar e o prédio da Prefeitura Municipal.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.