São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 13:37
Edição Setembro | 2013
Ano XIX - N° 208
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Saúde
Social
Colunistas
Política
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Santa Catarina é destaque pela sétima vez como Melhor Destino Turístico do Brasil
Descarte consciente de pneus
Novo sistema subterrâneo de energia elétrica de São José
Frases...
Cartas

Da Redação
 
LIDE Santa Catarina debate sobre o futuro do varejo no Brasil
Clique na imagem para ampliar.
No dia 3 de setembro, o CentroSul - Centro de Convenções de Florianópolis recebeu o Almoço Empresarial, terceiro evento no ano que reuniu representantes das empresas filiadas ao LIDE Santa Catarina. O encontro teve como tema principal “A contribuição estratégica do varejo para o País”, apresentado pelo palestrante convidado, o CEO da Riachuelo, Flávio Rocha, mediado pelo presidente do LIDE Comércio, Marcos Gouvêa, e debatido pelo presidente do Grupo Angeloni e Diretor do LIDE SC Comércio e Varejo, José Augusto Fretta.
Considerado atualmente como o setor da economia que mais cresce no Brasil, o varejo foi citado por Flávio Rocha como o maior empregador do País, ultrapassando sete milhões de cargos ocupados. Rocha explicou que a mudança no papel do varejo é recente, já que durante muito tempo foi um coadjuvante na cadeia de suprimentos. “Hoje, o setor ocupa uma posição similar à indústria dos anos 50, porém representa uma baixa participação no PIB brasileiro. O varejo informal está diminuindo, inclusive no Brasil, e a meta é chegar a 30% do PIB em 10 anos,” completa o empresário.
Novas tecnologias e aplicação de políticas públicas foram citadas pelos debatedores como fatores que influenciam na formalização do setor. Segundo o presidente do Grupo Angeloni e diretor do LIDE SC Comércio e Varejo, José Augusto Fretta, a “eficiência operacional e a alta performance norteiam o bom momento do varejo no País.”
O presidente do LIDE SC, Wilfredo Gomes, salientou em seu discurso a importância do setor para fomentar a economia do País. O empresário comentou ainda sobre a atuação do LIDE no Estado e citou a Fiesc, Zen S/A e Estaleiro Schaefer Yatchs como empresas que se filiaram recentemente ao Grupo.

Saiba Mais
* Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui dez anos de atuação. Atualmente, são mais de 1.600 empresas filiadas, que representam mais de 50% do PIB privado brasileiro. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para projetos sociais. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.
* Atualmente, o Grupo conta com Unidades Regionais, Internacionais e Setoriais, totalizando 33 frentes de atuação, e Santa Catarina é o décimo Estado brasileiro no qual o LIDE se estabeleceu.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.