São José, Santa Catarina, Brasil
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Edição Julho | 2013
Ano XIX - N° 206
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Secretário de Infraestrutura fala sobre investimentos em drenagem e pavimentação asfáltica
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Prefeitura de São José investe cerca de R$ 2,2 milhões em obras de drenagem

A Secretaria de Infraestrutura de São José está realizando obras de drenagem no bairro Praia Comprida. Desde o início de julho, os trabalhos se concentram na Rua Gentil Sandin, que terá trechos interditados nos próximos 60 dias. As obras têm como objetivo modernizar o sistema de drenagem, minimizando os problemas de alagamento enfrentados na região.
Segundo o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito, José Natal Pereira, os investimentos na drenagem giram em torno de R$ 1,5 milhão e a nova pavimentação em asfalto está orçada em R$ 770 mil, totalizando R$ 2,27 milhões.
Natal comenta que a rede de drenagem era muito antiga e estava subdimensionada. “Esta rede foi construída seguindo o caminho das águas da chuva e, por isso, hoje esta canalização está localizada sob as residências, dificultando eventuais consertos. Além disso, muitas delas quando foram construídas tiveram sapatas e pilares executados dentro da galeria, trazendo maiores transtornos em função da diminuição da seção de vazão”, afirma.
Estas obras são uma antiga solicitação da comunidade da Praia Comprida, principalmente, dos proprietários de imóveis construídos sobre a galeria existente.

Trabalho – “Os trabalhos serão realizados por quadras e, a cada trecho, será viabilizado o acesso de entrada e saída para moradores. A expectativa é que a obra se estenda por cerca de 60 dias. Pedimos desculpas pelos transtornos, mas este trabalho é necessário para trazer mais qualidade de vida para os moradores da região”, destaca Natal.
A tubulação será instalada ao logo de toda via, até o cruzamento com a rua Felipe Domingos Petry. Neste trecho, a nova rede deve ser interligada com o sistema construído pela empresa Autopista Litoral Sul, concessionária da BR 101, na marginal da rodovia, nas imediações do almoxarifado do Tribunal de Justiça.

Saiba Mais
O secretário de Infraestrutura, José Natal Pereira respondeu a alguns questionamentos do “Oi São José”:
Oi São José – Depois destas obras terminarem, qual é a prioridade da Secretaria de Infraestrutura?
José Natal Pereira – A prioridade é a revitalização das ruas com pavimentação asfáltica. Temos problemas relacionados à cobertura asfáltica em vários locais da cidade e, desde o início do ano, a Secretaria vem trabalhando em uma operação tapa-buraco para melhorar as condições de trânsito. Durante este período, trabalhamos na elaboração de projetos e planejamento para a pavimentação de 46 quilômetros de vias com necessidade de intervenção. Estamos agora na fase de detalhamento para definir junto com a prefeita Adeliana Dal Pont as prioridades e encaminhar as licitações para a contratação de execução dos serviços.

Oi SJ – Quais os avanços que foram alcançados pela Secretaria nestes seis meses de governo?
NATAL – Como avanços, além dos projetos de pavimentação de ruas, podemos citar o investimento nos serviços de manutenção e prevenção, como a limpeza urbana, manutenção de praças e parques, limpeza e desassoreamento de canais de drenagem, além da limpeza dos rios, como o rio Araújo. Também podemos destacar os esforços para a retomada das pavimentações e infraestrutura dos loteamentos Benjamim, Dona Zenaide, Los Angeles e Potecas. Essas obras foram contratadas na gestão passada e estão paradas. Estamos tentando resolver a pendência com a Caixa Econômica Federal, que solicita a Certidão de Regularidade Previdenciária que o Município não possui desde outubro de 2012.

Oi SJ – Quais as metas do secretário até o final da gestão da pasta?
NATAL – Entre nossas metas, destacamos os investimentos em mobilidade urbana. Precisamos focar em projetos de grandes obras, visando o desenvolvimento de São José para os próximos 50 anos, entre elas, a Beira-Mar de Barreiros; a Avenida das Torres-trecho Sul; a Avenida das Universidades; Avenida Beira Rio; e o Contorno Viário Municipal. Outras iniciativas importantes são a construção do Terminal Urbano Municipal integrado com a Grande Florianópolis; o Plano Municipal de Macro Drenagem; e o Mapeamento e fiscalização das áreas de risco e ocupação irregular.

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