São José, Santa Catarina, Brasil
02 de maio de 2024 | 22:30
Edição Junho | 2013
Ano XIX - N° 205
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Informativo Méri Hang

Colunistas
 
FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
Clique na imagem para ampliar.
Crédito mobília

Você tomou a vacina contra a gripe que o Governo colocou a nossa disposição? A vacina é uma espécie de garantia para que não tenhamos a chamada gripe suína no inverno. A vacina procura atuar na prevenção, na causa.
Uma gripe pode ser consequência de termos ficado expostos a uma corrente de ar frio, do cansaço extremo motivado por excesso de atividade física e da falta de cuidados como repouso e alimentação, ou pode ser, simplesmente, contágio. Uma vez gripados, o médico nos recomenda repouso, boa alimentação, e claro, medicamentos que atuam no efeito, e não, na causa.
O crédito mobília que o Governo anunciou para os beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida é mais uma tentativa de fazer decolar a economia pelo consumo, facilitando o crédito para quem precisa mobiliar a casa. Serão destinados quase R$ 19 bilhões para o Programa.
As famílias poderão financiar até R$ 5 mil com taxas de juros de 5% ao ano com até quatro anos para pagar. Geladeira, fogão, lavadora de roupas, computador, enfim, a casa vai poder ser mobiliada. Se você não estiver endividado, pode ser solução. Na verdade, é mais uma tentativa de estimular a economia pelo consumo. Por que será que o Governo não usa esse crédito para estimular a atividade produtiva das indústrias que penam para competir com o produto importado?
Os recursos para financiar a mobília que você precisa virão do Tesouro. Com a queda na arrecadação pela atividade econômica modesta e pela renúncia fiscal com os benefícios concedidos, os recursos do Governo sofrem abalo. Por que o Governo não corta gastos desnecessários? Por que o Governo reluta em reduzir a máquina pesada pelos inúmeros apadrinhados?
A causa do baixo crescimento da economia é a falta de investimentos. Para sobrar recursos para investimentos, o Governo tem que cortar na carne.
(*) Doutor em Engenharia de Produção – pguilhon@hotmail.com

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.