São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 14:21
Edição Maio | 2013
Ano XIX - N° 204
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Oi Grande Florianópolis



Veja também:
Secretário de Educação de São José é eleito presidente do Colégio de Secretários de Educação da Grande Florianópolis
Câmara homenageia ações de proteção a crianças e adolescentes
Imprensa josefense será homenageada
Secretaria de Administração realiza ações para diminuir os gastos públicos
Comitiva catarinense cobra soluções para obras do anel viário da BR 101
ANTT suspende operações da Praça de Pedágio em Palhoça
Comitê analisa fechamento de acessos à BR 101 na Grande Florianópolis

Especial
 
Câmara homenageia Dr. Homero de Miranda Gomes
Centenário do aniversário de Homero de Miranda Gomes é lembrado em São José

Clique na imagem para ampliar.
Uma sessão comemorativa na Câmara de Vereadores de São José homenageou o centenário de nascimento do ex-prefeito Homero de Miranda Gomes, conhecido pelo trabalho social que realizou no município. A homenagem aconteceu no dia 9 de maio.
Os oito filhos do ex-prefeito compareceram à homenagem, que foi marcada por muita emoção. “Enquanto se aproximava a data dos 100 anos de nascimento do meu pai, a sua lembrança, sempre presente em mim, foi se fazendo mais forte, mais constante. Tenho pensado muito nele. Tenho tentado encontrar os termos, as imagens, com que eu representaria a sua passagem pela minha vida, pela Medicina e pela comunidade”, afirmou o filho Paulo Roberto de Miranda Gomes que também lembrou que Dr. Miranda veio para São José para trabalhar em um leprosário, doença que na época assustava a todos. “O simples fato de aceitar ser médico de um hospital deste já mostra a pessoa que meu pai era”, disse emocionado. Paulo Roberto ainda lembrou em seu discurso que a família está feliz por ter contribuído com um dos sonhos de seu pai: ter filhos médicos. “Hoje, a família tem dois filhos médicos e três netos no mesmo caminho”, orgulha-se.
A Prefeitura de São José foi representada pela superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Elenita Koerich, que entregou uma placa em homenagem ao ex-prefeito a seu filho primogênito, Antônio Carlos de Miranda Gomes. “O doutor Homero foi um exemplo de vida profissional, pública e como pai de família”, resume Elenita.
A sessão foi requerida pelo vereador Orvino Coelho de Ávila, que durante discurso emocionado destacou a importância do médico para São José e afirmou que um povo sem história é um povo sem memória. “Por isso, homenagear um cidadão de São José ajuda a preservar nossa história”, disse. Para ele, a sessão foi um reconhecimento da gratidão e do apreço que o povo josefense tem por Dr. Homero.
Além da sessão na Câmara, o ex-prefeito Homero de Miranda Gomes foi homenageado em uma missa, realizada no dia 2 de maio, no Hospital Regional de São José.

Saiba Mais
Dr. Homero de Miranda Gomes nasceu em Ouro Fino, Minas Gerais, no dia 02 de maio de 1913, faleceu em Florianópolis, no dia 06 de abril de 1980. Filho de Eurico de Miranda Gomes e Alice Osório de Miranda Gomes, formou-se médico pela Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, especializando-se em Dermatologia e Leprologia. Por este motivo, foi convidado pelo então Governador de Santa Catarina, Dr. Nereu Ramos, no início da década de 40, para fazer parte do corpo clínico do Hospital Colônia Santa Tereza, especializada no tratamento da hanseníase, aonde mais tarde foi Diretor.
Foi ainda médico do IPASE – Instituto de Previdência dos Servidores, LBA – Legião Brasileira de Assistência e do INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social. Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, serviu como Tenente Médico da Reserva da Aeronáutica, em missões de patrulhamento aéreo do litoral brasileiro.
Sua profunda e fervorosa fé católica o levou a praticar intenso trabalho, não remunerado, como médico dos pobres e humildes, que ao longo dos anos o projetou na política, exercendo os cargos de prefeito de São José (1956 a 1960) e deputado estadual por duas legislaturas (1970 a 1978).
Foi casado com Helga Maria de Miranda Gomes (já falecida), com quem teve oito filhos: Antônio Carlos, Paulo Roberto, Alice Terezinha, Luiz Fabiano, Homero Júnior, Vera Regina, Denise Maria e Eurico Neto.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.