São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 03:00
Edição Novembro | 2012
Ano XVIII - N° 198
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Cidadão Catarinense
Secretaria de Segurança Pública detalha planejamento da Operação Veraneio 2012/2013
Programa Juro Zero completa um ano
Comunidade do Bairro Ipiranga recebe Dia de Lazer
São José ganha um domingo diferente
Casas da Água completa 45 anos
Dimas Automóveis recebe Prêmio Impar
Governador lança Pacto pela Proteção Social
Papai Noel Azul vai alegrar o Natal de muitas crianças
Caminhão do Peixe
Motivação
A lição de vida de Kat para a família Schurmann em livro
Fanfarra josefense entre as melhores do Brasil
Lions Clube de São José realiza Natal Solidário
Santa Catarina sedia Fórum sobre Federalismo e Dívida dos Estados
São José tem mais um Centro de Atenção Psicossocial

Geral
 
Governo de Santa Catarina garante avanços comerciais em missão à China e ao Japão
Clique na imagem para ampliar.
Após sete dias em missão oficial na Ásia, o governador Raimundo Colombo, que retornou dia 10 de novembro, fez um balanço positivo referente aos avanços comerciais. “No Japão, fizemos novos contatos empresariais e conquistamos a abertura de negócios. Mas, avançamos fortemente foi na questão da exportação da carne suína catarinense. Criamos um ambiente de negócios e agora vamos dar o passo final para que, em 2013, possamos realizar parcerias e trazer os benefícios sociais e econômicos para Santa Catarina”, afirmou o governador.
O Japão é o maior importador de carne suína do mundo. Importa anualmente 1,2 milhão de toneladas, cerca de US$ 5 bilhões anualmente. “O Japão também agrega um valor diferenciado pelo tipo de corte que ele compra e nós temos condições de oferecer. Será uma revolução na economia catarinense nesse setor”, disse Raimundo Colombo.
Das duas etapas que restam para a concretização da exportação catarinense, uma será a apresentação de uma lista de exigências sanitárias, por parte do Japão, para os frigoríficos que irão exportar a carne para o país asiático. A outra será a mudança de uma parte da legislação agropecuária. Hoje, o Japão só pode importar de países livres de febre aftosa sem vacinação. Mesmo Santa Catarina sendo reconhecida com esse status de excelência sanitária - conferido pela Organização Mundial de Saúde Animal em maio de 2007 - ainda depende que a legislação permita a importação de alimentos de um estado específico de um país. “Santa Catarina é o único estado livre de aftosa sem vacinação e esse status sanitário dá uma credencial muito importante pra nós. O custo para mantê-lo é elevado e nós precisamos ter o benefício desse investimento. A abertura para o Japão é a forma concreta para uma melhoria muito forte a esse setor”, garantiu o governador.
Na fronteira com a Argentina e nos limites com os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, Santa Catarina mantém 67 barreiras de fiscalização sanitária, que funcionam durante 24 horas. Cada animal de todo o rebanho de suínos estadual tem identificação individual e rastreabilidade garantida, que permite identificar, por exemplo, de qual frigorífico e onde foi criado o animal da carne que a pessoa consome em casa. Esse é um importante ponto para o mercado japonês, que exige que toda carne suína que venha a ser exportada para o país venha de animais nascidos, criados e abatidos dentro do estado de Santa Catarina.

CHINA – Na China, o governador Raimundo Colombo manteve contato com a montadora Geely, controladora da sueca Volvo e da LX4, fabricante dos tradicionais Black Cabs (táxis) da Inglaterra, e que deve se instalar no Brasil. “Fiquei impressionado com a indústria, com a tecnologia e a capacidade automobilística. Acho que avançamos muito, sensibilizamos, trouxemos todas as informações disponíveis para eles optarem pelo Estado de Santa Catarina. Conseguimos criar uma condição favorável, mas ainda é uma negociação em curso.”

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.