São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 22:30
Edição Novembro | 2012
Ano XVIII - N° 198
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
“Obras paradas afetam desenvolvimento da cidade” Aemflo diz que obras paradas são um descaso com São José

Especial
 
Iniciativa em São José é destaque no Encontro Nacional da Rede de Jardins Botânicos
O primeiro Jardim Botânico da Grande Florianópolis vira estudo de caso.

Clique na imagem para ampliar.
O Encontro Nacional da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, que aconteceu este mês, em Joinville, destacou a criação do Jardim Botânico, localizado em São José, como um estudo de caso. Construído junto ao Residencial Jardim Botânico, no bairro Potecas, da J.A. Urbanismo, o Jardim foi apresentado aos integrantes do Encontro, vindos de todo o Brasil. A maior parte do acervo de plantas será registrada e tombada, pois estão distribuídas nas quadras do loteamento.
O projeto já nasceu fazendo parte da Rede Brasileira de Jardins Botânicos e, com o suporte técnico da Entidade, buscou, desde o início, estar enquadrado dentro das normas técnicas necessárias a sua criação. O jardim está integrado ao loteamento Residencial Jardim Botânico, no bairro Potecas, e boa parte do acervo está sendo implantado como arborização das vias públicas do empreendimento. São 1.200 mudas dentre várias espécies, algumas inclusive consideradas ameaçadas de extinção.
E o empreendimento de São José ainda vai ajudar o Brasil a cumprir uma meta definida na Rio + 20: até 2020 o País precisa ter, em conservação em jardins botânicos, pelo menos 70% das espécies da flora que integram a lista nacional de extinção. São 484, e apenas 78 delas estão sendo conservadas, ou seja, 16,11%.
“O trabalho realizado no Jardim Botânico de São José reflete o papel da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. Queremos promover o intercâmbio das espécies, preservando em vários locais as plantas que fazem parte da nossa diversidade natural”, afirma o presidente da Rede, João Neves Toledo, consultor técnico do projeto. A Rede Brasileira de Jardins Botânicos tem 42 associados, sendo que há registros de 50 espaços conhecidos como tal no Brasil. Entre os pontos ressaltados no Encontro em Joinville, está a velocidade na concretização do projeto, encabeçado pela J.A. Urbanismo, e a diversidade de espécies plantadas. “Transformamos uma área, já degradada, em uma área com maior diversidade de espécies”, explica Toledo.
O Jardim Botânico de São José conta ainda com acervo de 4.000 bromélias de diferentes espécies, doadas pela família do agricultor Max Hablitzel, morador do bairro “Fazenda do Max”, que mantinha uma coleção cultivada ao longo de seus 88 anos. Profissionais da Fundação Municipal de Meio Ambiente de São José já realizam pesquisas e catalogações na área.
Para os moradores do loteamento será uma inovação residir "dentro" de um Jardim Botânico. “Eles terão o privilégio de viver com um entorno de vegetação preservada dentro dos padrões nacionais, com espécies de plantas que atraem pássaros, transformando em um local extremamente agradável para se viver”, explica Carolina Timm, gerente de Marketing da J.A. Urbanismo.
Fonte: Alvo de Comunicação

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.