São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 09:06
Edição Outubro | 2012
Ano XVIII - N° 197
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Eleições



Veja também:
Santa Catarina terá a primeira fábrica de automóveis BMW do Brasil
Movimento pede agilidade nas obras da alça de contorno da BR-101

Especial
 
São José elege sua primeira prefeita
Nova prefeita fala sobre vitória nas urnas e os próximos quatro anos de gestão

Clique na imagem para ampliar.
Entrevista coletiva ocorreu três dias após as eleições, no Golden Executive Hotel, no bairro Serraria

Após uma expressiva vitória nas eleições majoritárias, com mais de 61% dos votos válidos, a nova prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, concedeu uma entrevista coletiva no último dia 10 de outubro. Na ocasião, ela agradeceu aos josefenses pelo apoio e também falou sobre como serão os seus quatro de gestão a frente do município, do qual já foi vereadora e secretária Municipal de Saúde.
Para Adeliana Dal Pont, o resultado das eleições demonstrou que os munícipes queriam uma gestão diferente.
- Eu entendi que a população deu um belo recado nas urnas, pois o modelo de administração que a cidade havia adotado, não é o que atende as necessidades do povo – disse.
A pessedista acrescentou ainda que sua administração será marcada por ser mais atuante e pela transparência.
- Nós propusemos uma outra coisa: que a prefeita seja presente nos quatros anos de governo e que todo o cidadão tenha o direito de olhar onde estão sendo gastos os recursos públicos da cidade – completou.
Quanto à saúde, carro-chefe de sua campanha, ela reforçou ainda mais o discurso de que o setor será prioridade máxima, enfatizando a situação dos postos de saúde. Porém, frisou que há outras áreas de extrema importância que não serão esquecidas.
- A grande prioridade são os serviços de saúde, porque este foi o tema principal da nossa campanha e porque as pessoas esperam isso de mim. Pelo meu trabalho na área da saúde, como secretária, elas esperam que os serviços de saúde sejam exemplares e nós vamos fazer os serviços serem exemplares. Eu prometi durante toda a campanha que os postos de saúde vão funcionar. A população não exige grandes obras, ela exige grandes ações, grandes compromissos e o grande compromisso da administração Adeliana/Natal é com a saúde, sem me descuidar de outras áreas importantes como a educação, o esporte e a segurança. Mas, prioritariamente, a saúde vai merecer a nossa atenção – pontuou.
Quanto ao colegiado, ela foi enfática em afirmar que ainda não há como antecipar nomes, pois a equipe que vai comandar a cidade só será montada em dezembro.
- O nosso time, o quadro para administrar a cidade, só vai começar a ser discutido a partir do dia 1° de dezembro. Antes disso é tudo especulação e não tem ninguém mapeado para lugar nenhum – colocou.
Porém, adiantou que em sua gestão o secretariado será técnico, salientando que não haverá sexismo na escolha dos seus secretários, que serão nomeados, em primeiro lugar, de acordo com a capacidade técnica de cada um.
- O que eu vou tomar cuidado é com o perfil do secretário (a), que deverá entender da sua pasta. Daí se é mulher ou se é homem é uma outra questão. É claro que é importante a participação das mulheres, porque é o que eu sempre defendi, mas o que importa mesmo é o perfil da pessoa que vai ocupar a secretaria – completou.
Questionada sobre a relação entre os poderes Executivo e Legislativo, apesar de não contar com a maioria na Câmara Municipal, ela se diz tranquila quanto ao assunto e que espera ter uma relação de respeito com os parlamentares.
- Eu vou tratar a Câmara como eu gostaria que eu tivesse sido tratada quando fui vereadora. Eu sempre quis respeito do Executivo e é isso que eu vou dar à Câmara de Vereadores. Se existe Poder Executivo e Legislativo, então deve haver respeito entre eles. Os projetos que eu encaminharei serão discutidos nos prazos, não vai ter nada de afogadilho e, muito menos, os projetos serão encaminhados de qualquer jeito. Terei com o Legislativo uma relação franca, porém, mais do que tudo, respeitosa – frisou.

Conheça Adeliana Dal Pont
Eleita a nova prefeita de São José com 66.602 votos, Adeliana Dal Pont é engenheira sanitarista e mestra em Gestão Pública. Iniciou sua carreira política em 1985, como secretária de Saúde de Araranguá. Em 1994, foi convidada pelo então prefeito de São José, Gervásio Silva, para implantar o Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Em 2000 foi eleita vereadora, a mais votada de São José, sendo reconduzida à Câmara Municipal em 2004. Em 2008 disputou a sua primeira eleição para prefeito, ficando na segunda colocação. Foi também secretária de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, secretária Adjunta de Estado do Planejamento, diretora da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e secretária Municipal de Saúde de São José na gestão de Dário Berger.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.