São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 21:32
Edição Outubro | 2012
Ano XVIII - N° 197
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Eleições



Veja também:
Conselho Tutelar de São José oferece 10 vagas
Moradores de rua
Famílias continuam sem ter para onde ir e prefeito é investigado pela justiça

Cidade
 
Oi São José entrevista Vereador Orvino
“Tenho uma preocupação muito grande com um Plano Diretor condizente com a nossa cidade”

Clique na imagem para ampliar.
Eleito para o seu décimo mandato, o vereador Orvino Coelho de Ávila fala sobre Plano Diretor, saúde pública e a vitória de sua candidata nas eleições, entre outros temas.

Oi São José – O Senhor foi eleito com 2.080 votos e vai para o seu décimo mandato como vereador. Como descreveria esta aceitação por parte dos josefenses?
Orvino Coelho de Ávila – Eu entendo como o resultado de um bom trabalho. Eu sempre digo que a eleição de vereadores não é a mais cara, mas é a mais difícil, e eu só tenho a agradecer a esta população que sempre me acolheu. Como um josefense de coração e por adoção, sempre procurei fazer da melhor maneira possível a minha função, porque a cada mandato que passa, a responsabilidade da gente aumenta e, às vezes, você fazendo a coisa bem feita já não dá certo. Então, tu tens que fazer da melhor maneira possível, porque ao contrário do que se pensa, a população está atenta ao trabalho da gente e ela acompanha o dia a dia do vereador, porque o vereador é aquela pessoa que está mais próxima da comunidade. Os vereadores são a ligação direta do munícipe com a administração, é o para-choque. O vereador é aquele que a pessoa encontra no bar, na igreja, na rua... E nada na vida resiste a um bom trabalho. Então, eu entendo isso como o resultado de um bom trabalho e de respeito a essa população, consequentemente, eu devo ter uma responsabilidade ainda maior do que a que eu tive até agora.

Oi SJ – Sobre as eleições para prefeito, poderia nos falar um pouco sobre a vitória da sua candidata?
Orvino – Sim, claro. Eu conheço a Adeliana. Nós fomos secretários municipais juntos e fomos vereadores. Ela foi a melhor secretária de Saúde que esse município já teve, é bem preparada e eu tenho realmente a certeza de que ela vai executar um grande trabalho. E no que eu puder fazer pra ajudar e pra contribuir pra que isso ocorra, eu o farei, porque a população de São José merece.

Oi SJ – Quanto à nova composição da Câmara Municipal, o que o Senhor espera da relação com os colegas que estão chegando? Já conhece o trabalho deles e suas ideias?
Orvino – De boa parte sim. Eu só não acompanhei mais de perto o trabalho do Tetê, mas sei que é uma boa pessoa que está chegando. A renovação é importante e espero que realmente eu possa aprender com eles, mas se eu tiver alguma coisa pra ensinar, com certeza, também o farei e vou procurar dividir isso, mas a gente sempre acaba aprendendo mais do que ensinando. A renovação é importante, mas ter algumas pessoas com experiência é tão ou mais importante do que renovar as coisas de uma única vez.

Oi SJ – E quanto as suas metas a serem atingidas na próxima legislatura?
Orvino – Eu tenho uma preocupação muito grande com um Plano Diretor condizente com a nossa cidade. Há uma enrolação de umas duas ou três legislaturas, nas quais se diz que o Plano está sendo discutido, mas na verdade não está. Os empresários de São José são gente responsável, são gente consciente, que querem, como eu, o bem desse município e nós precisamos chamá-los pra fazer uma legislação que atenda a todos. Fala-se muito em mobilidade, mas você só vai melhorar isso com regras claras, com regras definidas e com um Plano Diretor com uso do solo adequado, porque daqui a pouco nós não vamos conseguir andar nem de bicicleta. Essa é a minha grande preocupação, junto com a saúde. Os postos não podem funcionar como eles vêm funcionando, no qual falta o básico. Da minha parte, eu vou reivindicar e colaborar com a administração pra que possamos melhorar muito essas questões.

Oi SJ – A próxima pergunta é justamente sobre este tema. A Saúde tem sido um setor bastante criticado. O Senhor acha que é o maior problema do município?
Orvino – Sim, até mesmo porque é o que afeta mais diretamente as pessoas e, com certeza, esse setor pode melhorar muito. Você não pode deixar as pessoas, na hora em que elas se encontram mais fragilizadas, a mercê da própria sorte. Quem não tem um plano de saúde acaba não sendo atendido. Então, o Poder Público, a administração pública, existe pra atender a esses anseios da comunidade e, especialmente, na área da Saúde. A saúde da gente é o que nos deixa mais fragilizados, é o que deixa o ser humano com a maior carência da qual ele possa ter. Você pode não ter dinheiro no bolso, mas tendo saúde, tendo atendimento, você tem menos problemas.

Oi SJ – E de imediato, o que o Senhor acha que deve ser feito?
Orvino – Olha, a gente ainda não conversou com a prefeita eleita, mas nós vamos conversar, principalmente com o pessoal da bancada. Mas ela sabe, com certeza, o que precisa ser feito pra que isso melhore de imediato, até mesmo porque ela conhece a grande maioria das coisas na área da Saúde e até porque as coisas evoluíram pouco depois da saída dela. Com certeza, a população vai notar uma melhora, sem sombra de dúvidas.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.