São José, Santa Catarina, Brasil
14 de maio de 2024 | 06:56
Edição Agosto | 2012
Ano XVIII - N° 195
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Educação para a Cidadania

Educação & Cultura
 
Centro Universitário Municipal de São José forma primeira turma de Ciências da Religião
Ao todo, 50 acadêmicos de quatro cursos diferentes colaram grau no último dia 17 de agosto

Clique na imagem para ampliar.
A formatura do Centro Universitário Municipal de São José (USJ), que ocorreu no último dia 17 de agosto, foi um momento importante na vida de 50 acadêmicos, que agora passam de estudantes para profissionais graduados em nível superior e prontos para encarar o mercado de trabalho.
A cerimônia de colação de grau dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Ciências da Religião ocorreu no Centro Multiuso, por volta das 18h30.
Neste semestre, a novidade foi a formatura da primeira turma de Ciências da Religião, conforme explica a reitora Cibelli de Medeiros Pickler:
- Esta é a oitava formatura do USJ e a primeira do curso de Ciências da Religião. Pra nós é sempre uma satisfação realizar uma formatura. Com mais estes 50 formandos que colam grau hoje, somados aos 349 que já se formaram no USJ, temos um total de 399 profissionais lançados no mercado de trabalho, dos quais a nossa expectativa é de que eles possam contribuir para São José e fazer um belo trabalho aqui no nosso município – disse.
Na docência, já existe um bom mercado que pode ser explorado pelos profissionais da área, tendo em vista que no ano passado, metade das escolas brasileiras tinha na grade curricular o Ensino Religioso. Segundo a reitora, a tendência é que a matéria se torne uma disciplina obrigatória. Por essa razão, o USJ investiu na formação destes profissionais.
- O curso de Ciências da Religião forma o acadêmico para ser um cientista, um pesquisador, ou então, para trabalhar como docente. E, de acordo com a própria LDB, deve se ter na matriz curricular do Ensino Fundamental, o Ensino Religioso. Esta questão está sendo muito discutida nacionalmente e é até uma tendência de que o Ensino Religioso se torne uma disciplina obrigatória. Por isso, nós estamos ofertando este curso, com o objetivo de formar profissionais para preencher esta demanda – explicou a reitora.
A formanda Rose Zanin falou sobre o curso e também sobre as expectativas que tem para o seu futuro profissional:
- No curso nós estudamos todas as religiões, tanto as orientais, como as ocidentais, assim como os seus aspectos históricos, antropológicos e sociológicos. Foi uma longa trajetória, mas eu me sinto honrada – afirmou a acadêmica, que também completou:
- Nós observamos que esta é uma área que tem campo, sim, pra gente atuar. Em breve já vou prestar o meu primeiro concurso público para trabalhar como ACT (temporário) – disse.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.