São José, Santa Catarina, Brasil
28 de abril de 2024 | 22:22
Edição Outubro | 2011
Ano XVII - N° 185
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas
Política



Veja também:
Notícias vereadora Méri Hang
VI... OUVI... ESCREVI... Luiz Mar Sória
FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
O filho bastardo Walmir Espindola Filho

Colunistas
 
Vereador Moacir da Silva
A importância de uma alimentação saudável para uma criança

A modernização trouxe vários benefícios para a humanidade, mas a correria do dia-a-dia fez com que procurássemos uma alimentação mais rápida que, na maioria das vezes, não é nada balanceada. Com os altos índices de obesidade da população brasileira, fica cada vez mais evidente a necessidade de uma conscientização em relação à alimentação.
Segundo dados do IBGE, em pesquisa feita em 2008 e 2009, no Brasil a obesidade atinge 12,4% dos homens e 16,9% das mulheres com mais de 20 anos, 4,0% dos homens e 5,9% das mulheres entre 10 e 19 anos. O mais preocupante foi ver que esse número vem aumentando, e muito, entre as crianças. Segundo a mesma pesquisa, 16,6% dos meninos e 11,8% das meninas entre 5 a 9 anos já são considerados obesos.
Um dos motivos é o sedentarismo. Antigamente, brincávamos de esconde-esconde, subíamos em árvores, pulávamos corda, hoje nossos filhos têm como principal atividade o computador e o videogame.
A mídia também tem uma grande participação nesse índice. Pois, todos os dias somos “bombardeados” com anúncios incentivando o consumo de alimentos industrializados e com baixo valor nutricional, como os “fast food” da vida. É claro que as crianças quando vêem um “super” brinquedo, que normalmente é o brinquedo do momento, ficam tentadas a comer um lanche sem valor nutricional nenhum.
Devido a essa realidade é que percebemos a importância de um trabalho voltado para as crianças. Pois, é através delas que conseguiremos formar cidadãos mais conscientes. Muitos têm a má impressão de que a comida saudável é, necessariamente, a comida sem sabor, e isso não é verdade. A cada dia que passa percebemos que um prato nutritivo, pode sim, ser extremamente saboroso e atrativo.
Aproveito para chamar atenção também para o desperdício dos alimentos. Existem partes de frutas, verduras e legumes que consideramos impróprias para consumo, o que nem sempre é verdade. O desperdício está ligado, principalmente, à falta de costume das pessoas em planejar a alimentação. Muitos não aproveitam tudo o que alimento pode oferecer. Hoje, no Brasil, 97% dos alimentos que são jogados fora podem ser utilizados, como a folha da beterraba, a casca da banana.
Vereador Moacir da Silva

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.