São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 12:15
Edição Julho | 2011
Ano XVII - N° 182
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
São José avança para se tonar Cidade Digital
Prefeitura vende prédio ao Tribunal de Justiça
Novo chefe de gabinete
Segurança dos Lojistas é tema de Encontro Empresarial
São José promove a III Semana da Educação

Especial
 
Governo libera verba para restauração da Igreja Matriz de São José
Clique na imagem para ampliar.
O governador Raimundo Colombo vai liberar o total de R$ 3,4 milhões em recursos para a restauração da Igreja Matriz de São José e para a Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Desse montante, R$ 1.700.000,00 serão destinados à Igreja Matriz de São José para a segunda etapa da restauração.
A primeira etapa, que concluiu o telhado foi finalizada no começo de abril; a segunda etapa será a parte interna da Igreja e a previsão de conclusão é de aproximadamente 10 meses. A terceira etapa finaliza a parte externa do prédio histórico, com pintura e acabamento.
As assinaturas dos convênios, que devem contar com a presença do governador do Estado, Raimundo Colombo, acontecem no próximo dia 26 de julho e são referentes à segunda etapa das restaurações, que iniciaram em 2009 devido a sérios problemas estruturais. O Padre José Silva de Paiva, responsável pela Igreja Matriz, conta que espera que as obras sejam concluídas o mais rápido possível e que a restauração até hoje não aconteceu porque a Igreja é patrimônio do município e precisa da autorização do Governo.
A Paróquia foi construída em 1750, tendo como primeiro vigário o padre José Antônio da Silveira. Em outubro de 1845 recebeu a visita de Dom Pedro II e sua esposa Maria Tereza Cristina. Naquela oportunidade, o imperador destinou auxílios financeiros para obras de restauração da Igreja. Em 1846, devido ao desabamento da torre principal, o prédio foi totalmente reconstruído e ampliado. Recebendo novas reformas de recuperação geral em 1968 e 1969. Em 1988 foi refeito o reboco e as pinturas externa e interna.
O governador ressaltou que é preciso valorizar essas edificações que fazem parte da história do Estado. “A igreja é um patrimônio histórico, cultural e religioso do município. O Governo do Estado está contribuindo para que essas obras possam ser concretizadas”, afirmou Raimundo Colombo.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.