São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 20:26
Edição Julho | 2011
Ano XVII - N° 182
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Frase...
Cartas
Dia aos Pais

Da Redação
 
Moradores de rua ganham abrigo em São José
Clique na imagem para ampliar.
Os moradores de rua do município agora contam com um abrigo em São José, a Casa de Apoio Bom Samaritano. O primeiro a receber auxílio da Casa de Apoio, aberta no dia 07 de julho, foi o senhor Décio Vieira, 67 anos. “Há muito tempo na rua”, nas palavras dele, Décio chegou à Casa por volta das 22 horas. Antes, dormia em um banco do Hospital Regional de São José. Debilitado pelas condições de rua, ele foi direto tomar um bom banho quente. Depois disso, vestiu as novas roupas quentes, o sapato novo e foi tomar um bom prato de sopa. Seus olhos brilhavam e de início não disfarçava a desconfiança: “Posso mesmo tomar um banho e tomar uma sopa?”, dizia.
Assim começa o atendimento que deve seguir a seguinte rotina: todos os dias, entre as 19h e 20h, as pessoas a serem abrigadas chegam à Casa de Apoio. Ao entrar, eles recebem duas toalhas cada um – uma de banho e uma de rosto, além de um kit de higiene pessoal contendo escova e pasta de dente, um pente, um desodorante e um sabonete. O kit feminino contém ainda shampoo e absorvente íntimo. A refeição é servida às 20h. Depois do jantar, há um espaço de sociabilidade, com sofás e televisor. A partir das 22 horas, é hora de dormir. No dia seguinte, a partir das 07 horas é servido café da manhã reforçado. Depois disso, aqueles que precisarem de auxílio terão à disposição duas assistentes sociais, que farão os encaminhamentos necessários. Cada pessoa terá direito a este ciclo de atendimento por 10 dias para que possa se atender ao maior número de pessoas em situação de rua neste inverno.
Inicialmente, estão sendo disponibilizadas 15 vagas no total, sendo 10 para homens e 5 para mulheres. As formas de ingresso são: demanda espontânea (os moradores se dirigem até a Casa) e encaminhamentos pela Secretaria de Assistência Social e ONG Restaurar.
“É uma experiência única na nossa região, nos moldes como estamos implementando este espaço. Mas a nossa expectativa é ampliar o serviço e isso deve acontecer ainda este ano”, explica o secretário Municipal de Assistência Social, Paulo Vieira.
Antes, a Casa de Apoio Bom Samaritano abrigava pessoas de outros municípios que vinham para o atendimento no Hospital Regional. Isso acabava onerando a Prefeitura, já que os serviços eram custeados pelo Poder Executivo Municipal.
Mantida pela Prefeitura de São José e coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a Casa de Apoio de Bom Samaritano funciona na Rua Doutor Constancio Krummel, 952, no Bairro Praia Comprida.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.