São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 17:27
Edição Julho | 2011
Ano XVII - N° 182
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Panorama Político Borges Neto
Vereadora Méri Hang
VI... OUVI... ESCREVI... Luiz Mar Sória
FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*

Colunistas
 
Moacir da Silva Incentivar o esporte é promover saúde
Clique na imagem para ampliar.
Em outubro de 2009, quando o Rio de Janeiro foi escolhido para sediar os Jogos Olímpicos de 2016, todos os brasileiros comemoraram essa vitória. Mas será que o Brasil realmente é merecedor desse “título”? O que estamos fazendo por nossas crianças para que elas conheçam o real sentido dessa competição?
Mais do que sentar em frente à televisão e torcer pelos brasileiros participantes, a administração pública tem por obrigação proporcionar o conhecimento e a prática desses esportes. Por que não inserir no currículo escolar a prática de esportes olímpicos? Sei que muitos irão dizer: como se não temos estrutura para isso, nossa cidade não tem pista de atletismo, piscina olímpica... Realmente, não temos, mas podemos começar a ensinar nossos jovens por aqueles meios que são possíveis.
O futebol, por exemplo, é também um esporte olímpico. Muitas crianças de nosso município jogam sua bola no meio da rua. Por que não proporcionar uma estrutura adequada para que nossas crianças e nossos jovens possam praticar seu esporte de maneira segura? O Moleque Bom de Bola é um exemplo disso. Esse projeto, com vinte anos de história, já revelou tantos craques que hoje fazem sucesso dentro e fora do País.
Outro caminho são as parcerias com a iniciativa privada. Há tantas pessoas interessadas em ajudar. O poder público busca parcerias pra tanta coisa, porque não buscar para investir em educação e, consequentemente, em saúde?
Mas não podemos pensar em preparar nossas crianças em função só das Olimpíadas de 2016, temos que usar isso como um incentivo, mas essa prática precisa levada em frente. É importante aproveitarmos esse momento histórico para instituir permanentemente a prática de esportes que têm essa vertente olímpica.
As nações que são recordistas de medalhas investem em suas crianças. E, evidentemente, nós só conseguiremos ver o Brasil figurando entre os recordistas em medalhas se começarmos a incentivar nossos pequenos, se essa prática for continuada nas escolas do Município, nas escolas do Estado, nas escolas do País.
Esse trabalho tem que ser iniciado lá na Pré-escola e tendo continuidade até o Ensino Médio, pois só assim conseguiremos vislumbrar uma juventude saudável. Com esse trabalho, conseguiremos visualizar pessoas de destaque e suas especificidades em cada modalidade.
Quando inserimos uma criança num esporte, automaticamente estamos a afastando da possibilidade da marginalidade, do consumo de drogas.
Queremos uma juventude saudável? Queremos uma população saudável?
Então nós devemos estimular práticas saudáveis. É com ações como essa que tiraremos nossos jovens desse que é o maior mal da atualidade.
Precisamos ocupar nossas crianças e jovens promovendo atividades nas praças de nossa cidade, eventos esportivos nos bairros. É preciso que o Poder Público coloque à disposição dos munícipes, instrutores públicos que auxiliem, em horários alternativos, após a atividade escolar, nossos pequenos. E, que eles possam, ao menos, conhecer o esporte, pois, com certeza, se fizermos isso, não deixaremos tempo para que eles conheçam o caminho errado.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.