São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 12:06
Edição Julho | 2011
Ano XVII - N° 182
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
SUS é pauta de conferência em São José
São José ganha profissionais da Saúde
Campanha contra a vacinação atinge meta

Saúde
 
Informativo do Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes
Neste mês vamos apresentar dois Serviços do Hospital, que promovem a saúde da população de uma forma diferenciada:
PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA DOMICILIAR INTERDISCIPLINAR (PADI): Foi criado de maneira informal em 1992, sendo que em 2008, foi totalmente reestruturado com uma nova visão de assistência domiciliar, baseado no atendimento interdisciplinar. Neste período, houve um aumento na inclusão de pacientes, atingindo 77 em 2010, com assistência em diferentes níveis de complexidade.
O objetivo do programa é dar assistência aos pacientes que não necessitam mais de atendimento hospitalar, porém precisam de acompanhamento de uma equipe de saúde em domicílio para estabilização, melhora e recuperação de seus quadros clínicos. Este modelo de atendimento permite diminuir a taxa e o tempo de ocupação de leitos hospitalares, possibilitando aumentar a oferta para uma demanda ainda reprimida, na atual situação do nosso sistema de saúde.
Atualmente a equipe é composta de um médico, um enfermeiro, um assistente social, um nutricionista, dois técnicos de enfermagem, três agentes administrativos e um motorista. Ainda dispomos de um fonoaudiólogo voluntário e duas estagiárias de enfermagem e serviço social.
O perfil dos pacientes mostra que a maioria é do sexo masculino (68%), na faixa etária acima de 60 anos de idade (53%), residentes no município de São José (57%), com baixa escolaridade (92%) e com renda familiar de um a três salários mínimos (79%).
O diagnóstico de internação mais prevalente é de AVC (51%), seguido dos traumatismos raquimedulares e crânioencefálicos (20%). Apresentam comorbidades, sendo as mais freqüentes a HAS (27%) e DM (16%) e 31% dos pacientes utilizam de 5 a 10 medicamentos. 47% alimentam-se por sonda nasoenteral ou gastrostomia, 53% apresentam úlcera por pressão e 66% têm dependência total para as ABVDs.
O tempo de permanência no programa varia de cinco (47%) a 12 meses (14%) e 30% estão ativos. Neste período, 69% dos pacientes não reinternaram, 38% tiveram alta por melhora clínica e 32% por óbitos. A maioria dos cuidadores são os familiares, 39% filhos e 27% a esposa.
Na avaliação do programa, foi possível reduzir significativamente as consultas de emergência, as reinternações e propiciado o acompanhamento dos óbitos domiciliares e hospitalares. Houve êxito também no reconhecimento do programa pelos cuidadores/familiares e acreditação desta forma de assistência por parte do corpo clínico do Hospital. Fone de contato: (48) 3271-9245
Dr. Paulo César dos Santos Borges – Médico Geriatra – Chefe do Programa de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (PADI)

HOSPITAL DIA: O Hospital Dia é um serviço que permite o acompanhamento, investigação e tratamento de portadores de HIV/AIDS de forma mais ágil e ampla, facilitando sua recuperação e o retorno mais rápido do indivíduo à sociedade, melhorando sua qualidade de vida. O paciente mantém os benefícios de uma internação, com a vantagem de permanecer apenas uma parte do dia no hospital, podendo manter suas atividades profissionais e recreativas, e a noite ficar junto a sua família, em seu lar.
Em funcionamento desde 1999, de segunda a sexta-feira das 07 às 19 horas, o serviço aumentou muito o número de atendimentos, principalmente de casos novos de AIDS provindos de diversas unidades (enfermarias, emergência, ambulatórios, etc.), muitas vezes em estágios avançados de doença. A elevada incidência de AIDS no nosso Estado, as diversas formas de transmissão, os fatores sócio-culturais da doença, os aspectos físicos e psicológicos dos pacientes têm contribuído muito no incremento de nossos atendimentos.
A AIDS pode interromper projetos de vida de forma repentina, gerar sentimentos e sensações desagradáveis, sendo ainda considerada por muitos uma “sentença de morte”. Viver com HIV/AIDS pode ser conviver com múltiplas perdas, que são potencializadas pelo forte estigma social da doença. Por isso, a abordagem multidisciplinar realizada no hospital-dia segue uma visão biopsicossocial, envolvendo o paciente e seus familiares, permitindo que eles encontrem apoio para seguir uma caminhada de crescimento, mudando padrões de pensamentos/sentimentos/atitudes, desenvolvendo mais facilmente a aceitação da condição de portador do vírus HIV/AIDS, e se envolvendo com mais eficácia e responsabilidade no tratamento e na manutenção de sua saúde.
Com um espírito de otimismo, cooperação, flexibilidade e muita criatividade, nossa equipe multidisciplinar realiza grupos de psicoterapia e adesão, parcerias com ONGs, pesquisas clínicas e epidemiológicas, diversos procedimentos como o preenchimento facial com Metacrilato, administrações de medicamentos, coleta de biópsias e diversos exames que permitem: fazer uma melhor gestão dos custos assistenciais, reduzirem o tempo de internação e o risco de infecção hospitalar, ajudar no suporte clínico dos pacientes, manter o paciente e seus familiares mais próximos da equipe de saúde. Cria-se com isso, a possibilidade de ampliar o atendimento para um número maior de portadores do HIV/AIDS, de forma humanitária e com qualidade. Para o encaminhamento de pacientes solicitamos que seja realizado um contato prévio com os médicos do serviço visando garantir a agilidade e o bom atendimento aos clientes. Estamos sempre dispostos a ajudar a quem precisa. Telefone de contato: (48) 3271-9212

Dr. Luiz Gustavo Escada Ferreira – Médico infectologista – Chefe do Hospital-Dia para HIV/AIDS do HRSJ-HMG da SES-SC.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.