São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 13:19
Edição Junho | 2011
Ano XVII - N° 181
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO
Vereador dedicado ao Esporte, Cultura e Lazer
Novo secretário de Segurança em São José
Entrevista Secretário da Receita fala sobre ações no município
Perguntar não ofende...
Dia Mundial do Meio Ambiente tem semana comemorativa
Estão abertas as inscrições para o programa Meu Primeiro Emprego
Ouvidoria Municipal conta agora com 0800
São Lucas é demolido em São José
Base Operacional da Policia Militar passa por reformas
Mais duas ruas recebem pavimentação
Medalha Infância Protegida Frei Antônio é entregue a homenageados

Cidade
 
PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É PRESERVAR A VIDA
“Vamos preservar o Meio Ambiente”. É tão bonito vermos isso nos discursos. Mas, o que está sendo feito para que isso realmente saia do papel? De nada adianta comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, com eventos, palestras, obras, tapetes, se o essencial não for feito. Vamos cuidar da nossa cidade, mantê-la limpa, longe de doenças e pragas.
Pequenos cuidados poderiam evitar a degradação do Meio Ambiente. Cuidados como separação do lixo, armazenamento e aproveitamento do óleo de cozinha, tratamento correto do esgoto, entrega de pilhas e baterias de celular nas lojas especializadas, coisas que parecem ser tão banais, mas que muitas vezes deixamos de lado.
Para começar, todas as metas de saneamento básico deveriam ser cumpridas. Abastecimento de água potável, ações ligadas à destinação das águas das chuvas, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo do lixo e controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, são coisas essenciais. Até porque, com essas ações, além de buscar a salubridade o Meio Ambiente, estamos preservando a saúde dos nossos munícipes. Sim, porque, sem saneamento básico não há saúde. Segundo o Ministério da Saúde, a falta de tratamento de água e esgoto nas residências brasileiras é a causa de 75% das internações hospitalares no Brasil.
Saneamento básico passa a ser uma urgente necessidade, é ação de saúde, de sustentabilidade, de qualidade de vida! As fachadas da cidade, a aparência pura e simples já não serve mais e devem dar lugar a obras realmente estruturantes, para a vida das pessoas, que as envolvam no processo de decisão, de escolha.
Claro que para essas metas serem alcançadas é preciso investimento. Investimento público deve estar focado na qualidade de vida de sua gente. Mais do que grandes obras, precisamos de grandes projetos que coloquem o bem estar do cidadão em primeiro lugar. Projetos esses que precisam sair do papel e virar prioridade, pois enquanto questões como saúde e educação não virarem prioridade, todo crescimento será mascarado. O povo anseia por qualidade de vida.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.