São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 03:46
Edição Fevereiro | 2011
Ano XVII - N° 177
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Maurício Eskudlark toma posse na Alesc
Volnei Morastoni vai comandar Comissão de Saúde na Alesc
Djalma Cardoso assume Fundação Educacional e Reitoria do USJ
Deputados estaduais tomam posse e elegem mesa diretora da Alesc
Proprietário da Ítalo Gás explica conversão de veículo para GNV
Condomínio Residencial vai beneficiar famílias com renda familiar até três Salários Mínimos

Geral
 
Vereador Edilson Vieira fala sobre oposição ao governo na Câmara
Eleito como 1º secretário da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, o vereador Edilson Vieira fala ao “Oi São José” sobre sua relação com o prefeito Djalma Berger e com o seu partido, o PR – Partido da República.

Clique na imagem para ampliar.
Oi São José – O Senhor hoje é oposição em São José?
Edilson Vieira – Não sou oposição ao governo Djalma Berger e nem o meu partido, o PR. O que aconteceu foi que o grupo que disputou a eleição da Mesa Diretora da Câmara, da qual hoje eu faço parte como 1º secretário, venceu a eleição e o prefeito achou que não foi prestigiado, pois apoiava tinha outro grupo. Por conta disso, o prefeito Djalma acabou tomando algumas medidas meio absurdas, demitindo um grupo de comissionados ligados a alguns vereadores e que trabalhavam nas secretarias do município.

Oi SJ – Somente o Senhor foi prejudicado com o afastamento de seus comissionados?
Edilson – Não. Foi um grupo de vereadores que foi atingido por essa medida do prefeito: eu, Méri Hang, Lédio Coelho, Orvino Coelho de Ávila e Moacir da Silva. Nós queríamos que o prefeito readmitisse todas essas pessoas. Eram cerca de 100 pessoas que ocupavam cargos em secretarias.

Oi SJ – Alguém foi readmitido no cargo?
Edilson – Não, ninguém voltou a trabalhar. Houve uma reunião formal com o prefeito apenas para a apresentação da nova Mesa Diretora, mas em momento algum se falou sobre a possibilidade de readmissão.

Oi SJ – Qual é a sua postura daqui para frente?
Edilson – Agora vamos assumir uma postura de independência e só vamos aprovar projetos que realmente sejam a favor da população da cidade. Antes nós estávamos aprovando praticamente todos os projetos do prefeito.

Oi SJ – Mas o Senhor já não teve essa postura de negar projetos da Prefeitura há tempos atrás?
Edilson – Nós estávamos sendo desprestigiados, pois alguns vereadores estavam ocupando diversas pastas ou estavam na Câmara e com indicação de secretários na Prefeitura. O que queríamos, na época, era um sistema igualitário para todos, pois se um vereador indica um secretário adjunto, por exemplo, todos devem ter o mesmo direito. Negamos alguns projetos na intenção de ter um diálogo com o prefeito, que acabou chamando um grupo de vereadores para uma reunião. Tudo ficou acertado e mantivemos uma boa relação. Só agora, com a eleição da Mesa Diretora é que houve um novo rompimento, onde o prefeito se precipitou com essa demissão em massa dos nossos comissionados.

Oi SJ – Por conta disso o Senhor também não vai assumir a presidência do seu Partido, o PR?
Edilson – Nós temos uma ata onde consta que no primeiro biênio, 2009-2010, o vereador Adriano de Brito seria o presidente do PR em São José, e eu seria o novo presidente para 2011-2012. Provavelmente o prefeito e o meu Partido pretendem formar a 'tríplice aliança' (PSB/PT/PR) para as próximas eleições e, por conta disso, talvez, a presidência não será passada para mim nesse momento. Mas ainda espero receber a presidência do PR.

Oi SJ – O que faz o 1º secretário na Câmara de São José?
Edilson – O 1º secretário faz a leitura das atas e de todos os projetos apresentados nas sessões. Temos que estar por dentro do que vai entrar em pauta e também assessorar o presidente da Câmara. Além disso, quero fazer com que o povo se sinta em casa quando vier até a Câmara de Vereadores e também incentivar as sessões itinerantes, percorrendo os bairros, para que o povo passe a conhecer melhor os vereadores, e que nós, vereadores, possamos conhecer melhor as necessidades das comunidades.

Oi SJ – O Senhor tem algum projeto em andamento?
Edilson – Tenho um projeto para diminuir a poluição visual nas ruas da cidade, que está em fase de aprovação. Fiz um projeto que obriga a presença de vigilantes nos caixas eletrônicos dos bancos e também nas casas lotéricas, que já foi aprovado e agora vamos fiscalizar. Também elaborei um projeto que obriga que bandas locais abram os shows nacionais realizados no município, e outro, que fornece cadeiras e macas para os hospitais em tamanhos compatíveis com pessoas obesas.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.