São José, Santa Catarina, Brasil
09 de maio de 2024 | 19:03
Edição Janeiro | 2011
Ano XVII - N° 176
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas




Esportes
 
Negócios Esportivos
Bem-vindo 2011!

O ano era 2009, passávamos por uma crise mundial forte. Demissões em massa nas grandes empresas. No esporte brasileiro, a principal desculpa pela falta de investimento era a tal falada crise. “Como investir em esporte se estamos demitindo nossos colaboradores?”, diziam os executivos na ocasião. No futebol, boa parte dos clubes da Série A jogavam com a camisa limpa, alguns só conseguiram patrocínio no meio ou final da temporada. Mas veio o anúncio dos Jogos Olímpicos no Brasil no final daquele ano e o que o então presidente Lula falou na época foi que a crise era apenas uma marolinha e não um tsunami como muitos temiam.
E não é que ele tinha razão, pelo menos no campo esportivo, pois o ano de 2010 foi de grandes mudanças. Um ano de crescimento e investimento em vários setores, ano de farturas de patrocínios para os grandes clubes, números inflacionados, etc. No período pós-Copa, a criação de uma série de novas empresas na área de marketing esportivo, algumas recém-criadas. Outras que passaram a ver o Brasil com novos olhos, depois de saberem que daqui até, no mínimo, 2016 o palco esportivo mundial será o gigante sul-americano.
Agora, você deve estar me perguntando, e o que você espera para 2011? Eu lhe respondo, um ano melhor que 2010. As práticas desenvolvidas no ano passado vieram para consolidar e fortalecer o mercado que agora não tem como dar um passo para trás. Lembre-se, seremos o palco esportivo do mundo daqui para frente. Temos empresas fortíssimas com sedes aqui no Brasil agora. A expertise internacional vai ser um aprendizado e vai começar tudo neste ano. Ano passado foi apenas a formação destas agências e a vinda das gigantes, agora chegou a hora dos primeiros passos.
Já em 2011, teremos os Jogos Mundiais Militares na cidade do Rio de Janeiro, o primeiro dos grandes eventos. Se você nunca ouviu falar destes jogos, saiba que terá um número de competidores semelhante ao do Pan 2007. E a tendência é que seja o primeiro teste para os mais importantes que virão em seguida.
Pode me cobrar um bom ano para o marketing esportivo e para o esporte brasileiro em 2011. Digo isso, por todo contexto que falei anteriormente, mais uma pitada de “feeling misturado com otimismo”. Todavia a tendência é que apenas haja uma evolução do bom ano que tivemos em 2010. É o marketing esportivo brasileiro dando passos cada vez mais firmes.

Para interagir: rafazanette@ibme.org.br Twitter: @rafazanette

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.