A venda de jogadores no futebol brasileiro é uma prática que se torna cada vez mais comum, sendo um dos principais produtos de exportação da economia brasileira. Grande parte dos clubes só tem lucro no final de cada temporada devido a venda de jogadores. Alguns já colocam no planejamento que terão que vender alguns de seus principais jogadores para não ficarem no prejuízo. A prática é cada vez mais rotineira, uma bela fonte de receita para os clubes, porém não concordo da maneira como é feita, apesar de entender a necessidade.
O jogador é patrimônio do clube, sendo assim, uma grande fonte de receita. A venda precoce de um grande ídolo é o fim de uma série de ações que poderiam ser feitas com ele. O melhor exemplo é o caso do Corinthians com o Ronaldo, olha o tanto de benefícios que ele gerou ao clube. Aumento da exposição dos patrocinadores, venda de produtos licenciados, aumento das vendas de ingressos, aumento na audiência dos jogos, maior número de torcedores do clube, etc.
Vender um grande jogador pode causar perdas de algumas receitas para o clube, sem contar o quanto isso pode causar de forma indireta. Um grande ídolo pode ser importante para o desempenho esportivo do clube. Portanto, se um jogador é fundamental para o clube dentro de campo, será fundamental para o aumento da receita fora de campo, já que um está ligado, de forma direta, ao outro.
É claro que a coisa não é tão simples. Existem alguns pontos importantes que mostram a dificuldade de se segurar um jogador como, por exemplo, a economia de muitos países europeus que são superiores à brasileira, bem como o valor de cada moeda, sendo muito complicado manter um atleta de grande porte no Brasil. O próprio jogador quer ir embora, pois quer ter uma nova experiência profissional e, principalmente, ter um grande retorno financeiro. Muitos dos clubes estão imensamente endividados e a receita que entra rapidamente ajuda a aliviar um pouco sua saúde financeira, entre outros fatores.
Enfim, apesar de todos os pontos apontados é preciso fazer de tudo para que os ídolos permaneçam no clube, pois com uma série de ações de marketing bem desenvolvidas, pode-se, além de segurá-los, gerar uma receita até maior do que teria com a venda deles. Basta ter um pouco de paciência, saber aproveitar seus grandes jogadores e vendê-los na hora certa.
Rafael Zanette
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