São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 12:13
Edição Junho | 2010
Ano XVI - N° 169
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Secretário analisa Segurança Pública de São José
Prazo para a execução da Lei Antifumo em São José se encerra esse mês e falta controle do Executivo
Ações combatem violência contra a mulher
Governo apresenta resultados dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Estado adere à Programa de Segurança Pública do Governo Federal
Profissionais da Educação elaboram Plano Municipal

Especial
 
Eleições 2010 terão lei da Ficha Limpa
Prova de que a mobilização social consegue mudar a forma como as coisas acontecem no País, o projeto Ficha Limpa já irá valer para as eleições 2010. As 1,6 milhões de assinaturas populares colhidas até setembro do ano passado, resultaram na aprovação e sanção do projeto que impede a candidatura a cargos públicos eletivos de pessoas condenadas na Justiça por um colegiado (mais de um juiz). Após a sanção do projeto pelo presidente Lula, no dia 4 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por seis votos contra um, que a nova lei não alterou o processo eleitoral, e que, portanto, pode entrar em vigor imediatamente.
Embora proíba a candidatura de pessoas condenadas por decisão de um colegiado, a lei estabelece o efeito suspensivo, o que quer dizer que o candidato condenado pode recorrer a um colegiado, o qual poderá decidir suspender temporariamente, ou não, a sua inelegibilidade, dando também prioridade ao julgamento final do seu processo. A lei do projeto Ficha Limpa determina que fica inelegível por oito anos, a partir da punição, a pessoa condenada por crimes eleitorais – como fraude, falsificação de documentos públicos ou compra de votos, improbidade administrativa e lavagem e ocultação de bens, entre outros.
A constitucionalidade da lei ainda pode ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF). O mais forte argumento das pessoas contrárias ao projeto Ficha Limpa é o de que se deve acatar o princípio de presunção da inocência: não privar um cidadão de seus direitos antes que seu processo seja julgado em definitivo. Entre as instituições que podem questionar a lei perante o STF estão o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil. Outro modo de a lei ser questionada é através de um caso real – alguém que se sinta prejudicado pela lei pode recorrer ao STF.
Alguns pontos da lei ainda geram dúvidas, como a questão de ela valer, ou não, para as pessoas que foram condenadas antes do dia 4 de junho. O deputado federal Ilderlei Cordeiro (PPS/AC) protocolou uma consulta sobre esse e outros temas, mas ainda não há previsão de essas dúvidas serem respondidas.

Eleições 2010
O pleito deste ano, marcado para 3 de outubro, irá eleger o novo presidente do País, o vice-presidente, os governadores de Estado e vice-governadores. Santa Catarina irá escolher, ainda, os 40 candidatos que ocuparão cadeiras na Assembléia Legislativa do Estado, 16 deputados federais e dois senadores (um senador permanece até o próximo pleito). Até o final deste mês, os partidos devem realizar as suas convenções para escolher os candidatos que concorrerão aos cargos. A propaganda eleitoral iniciará no dia 6 de julho.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.