São José, Santa Catarina, Brasil
10 de maio de 2024 | 17:19
Edição Março | 2010
Ano XVI - N° 166
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Santa Catarina é líder em transplantes
Maternidade Carmela Dutra precisa de doadoras de leite

Saúde
 
Vacinas contra a Gripe A
Começou no dia 8 de março a campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1) em Santa Catarina. Cerca de 2,8 milhões de pessoas deverão ser imunizadas, de acordo com um índice de prioridade estabelecido com base em estudos internacionais. Serão vacinados profissionais de saúde, indígenas, mulheres grávidas, pessoas com doenças crônicas, crianças de 6 meses a 2 anos, adultos entre 20 e 39 anos e idosos com doenças crônicas. Os idosos serão vacinados, na mesma ocasião, contra a gripe comum.
Com a diminuição das temperaturas, a tendência é que aumente o número de pessoas com problemas respiratórios, e há a possibilidade de uma segunda onda da Gripe A (H1N1). No ano passado, dos mais de sete mil casos de doença respiratória grave em Santa Catarina com suspeita de terem sido causados pelo vírus da Gripe A, 2.484 foram confirmados em laboratório como tal. Cento e quarenta pessoas morreram após contraírem o vírus.
Além da imunização, é preciso que as pessoas continuem adotando as medidas básicas de higiene, para evitar a transmissão do vírus, como lavar a mão frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz; ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com um lenço, de preferência, descartável; evitar aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes; e ter hábitos saudáveis, que incluam alimentação balanceada, ingestão de bastante líquido e prática de atividades físicas.
Ambientes com aglomeração de pessoas, e escolas em especial, devem manter as portas e as janelas abertas, já que os principais meios de transmissão da gripe A são através da tosse, espirro ou de contato com secreções respiratórias de pessoas contaminadas. Quem apresentar febre alta repentina e tosse deve procurar imediatamente o socorro médico e evitar a automedicação.
Essa campanha de vacinação é a maior já realizada no Estado; é uma parceria entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de Saúde. A Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina espera vacinar pelo menos 80% do público-alvo. A mobilização estende-se até o dia 21 de maio, conforme o calendário abaixo:

Calendário de vacinação contra a Gripe A (H1N1):
1ª etapa: 8 a 19 de março – profissionais de saúde e indígenas;
2ª etapa: 22 de março a 2 de abril – grávidas, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias;
3ª etapa: 5 a 23 de abril – adultos de 20 a 29 anos;
4ª etapa: 24 de abril a 7 de maio – idosos com doença crônica elegível;
5ª etapa: 10 a 21 de maio – adultos de 30 a 39 anos.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.