São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 18:22
Edição Janeiro | 2010
Ano XVI - N° 164
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
COLUNA DE ECONOMIA Simone Santos Guimarães
VI...OUVI...ESCREVI... Luiz Mar Sória
COLUNA DA FIB – Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
Pipoca na sala Por Gilberto Barcela
Coluna Mari Vieira*

Colunistas
 
Margarida - Juiz de Futebol arbitromargarida@hotmail.com
Clique na imagem para ampliar.
Matador
Com sua presença na área adversária, suas arrancadas e um cabeceio mortífero, Lima, atacante do JEC, poderá ser um dos destaques deste campeonato catarinense. O homem veio com faro de gol.

Tigre de Bengala
A situação dentro do Criciúma não está sendo nada fácil. No jogo de estréia, os comentários continuam rendendo depois de tomar 3 a 0 do JEC. Como se não bastasse isso, dentro de casa, diante do Atlético/IB, mais três gols sofridos. Foram seis gols em dois jogos. A direção já mandou avisar que mandará mais gente embora. Se continuar assim, o Criciúma não é candidato a nada, a não ser à Tigre de bengala. Até o técnico Itamar Schulle não resistiu após duas derrotas em duas rodadas, ele foi o primeiro de muitos treinadores a ser demitidos nesta temporada dentro do Heriberto Hulse. A coisa tá feia, a coisa tá preta.

Lição de casa
Parece que os clubes mandatários de seus jogos aprenderam certinho aquela velha máxima do futebol de que é preciso ganhar os jogos dentro de seus domínios para buscar pontos fora de casa. Na abertura do Campeonato Catarinense de 2010 todos os mandantes venceram os seus jogos, não dando chances aos seus adversários de conquistarem aqueles preciosos pontinhos que poderão fazer uma pequena diferença lá na frente.

O bom e o ruim
Enfim, começou. Alegrias pra uns, tristezas e decepções para outros. O campeonato catarinense começou com lances bonitos, belos gols, e o que é melhor, muita festa nas arquibancadas. Jogadores querendo mostrar os seus talentos foi o que não faltou nesta primeira rodada. A começar pelo primeiro gol da competição marcado pelo jogador Erivelton do Metropolitano. Medina do Avaí, agora jogando em sua verdadeira função, quer fazer o torcedor avaiano esquecer Marquinhos Santos e tem condições para isso. Lima, do JEC, demonstrou que não é apenas um bom goleador, aquele lance de calcanhar que originou o segundo gol do Joinville foi supremo. No novo time do Figueirense, e bota novo nisso, os alas Lucas e João Paulo farão uma grande diferença dentro deste plantel. E no Criciúma, apenas o garoto Lucas, de 19 anos, sabe fazer a bola rolar com exatidão, e não deve ficar muito tempo por aqui. O Santos já está de olho no menino.

Cobrança irregular
O Estatuto do Torcedor em vigor no Brasil proíbe que seja cobrada qualquer diferença de preços para ingressos entre torcedores locais e visitantes. Mas, pelo jeito a diretoria do Metropolitano não está nem aí para torcedores adversários. Que o digam os torcedores do Juventus, que foram a Blumenau acompanhar o seu time. Além de amargar a derrota, outro motivo irritou o torcedor juventino. Eles tiveram que pagar R$ 30, que é o custo da arquibancada coberta no SESI, e foram obrigados a assistirem o jogo num setor sem qualquer cobertura. A situação piorou mais ainda quando uma tempestade caiu sobre aquela região. Muitos tiveram que se abrigar em um bar desativado e outros em banheiros químicos. Dizem que a ouvidoria da FCF não estava nem aí pro caso. Isso é caso de polícia!

Sentando o pau
Numa entrevista coletiva nesta última segunda-feira, Roberto Carlos, uma das estrelas do Corinthians, ao lado de Ronaldo, desceu a lenha no narrador Galvão Bueno. Ele chamou o narrador da Rede Globo de mal intencionado, de anti-profissional e que um dia a casinha dele vai cair e que num momento de sofrimento vai precisar de alguém para ajudá-lo. Disse ainda, que Galvão fez a mãe do jogador chorar por muito tempo. O motivo do desabafo do lateral-esquerdo é em relação ao episódio na Copa do Mundo de 2006, quando ele se abaixou para arrumar as meias, sendo culpado por Galvão Bueno pela eliminação do Brasil frente a França de Henry. E ainda tem gente que idolatra o chatérrimo da Globo.

Gaúcho na Copa
Nunca vi Ronaldinho Gaúcho como um ex-jogador, que havia perdido a "tesão" de jogar bola, daqueles que se preocupam somente com as baladas. E antecedendo a Copa do Mundo na África, o jogador do Milan vem recuperando o seu bom futebol. Ronaldinho tem jogado muito, e com seriedade. Mesmo festejando os seus êxitos nas baladas, em campo ele tem correspondido. Para quem fala que o jogador só é bom contra "timinhos", no jogo contra a Juventus ele comeu a bola. Mesmo que Dunga tenha seus jogadores de confiança, Ronaldinho Gaúcho merece Seleção. Eu levaria, e você, levaria também?

Gatinhos
Que a Copa SP de Futebol Júnior descobre craques isso é verídico. Mas que também é um grande celeiro de "gatos" isso eles nem pensam em propagar. Se a FPF ainda não quer provar que o América/MG teve um "gato" em seu elenco, é só procurar Newton Mota, coordenador das bases do Bahia, que ele tem como provar que o goleiro Domingos falsificou a sua idade. E bota falsificação nisso.

Pensamento do Bambi
“Operar hemorróida de gay não é ato cirúrgico. É uma verdadeira queima de arquivo.”

Atropelando
O Avaí começou atropelando o seu adversário. O medo era de que a equipe pudesse tropeçar com um time considerado B, aquele famoso segundo, diante do Brusque. A gurizada entrou em campo e deu conta do recado, fazendo com que Chamusca continue nos acertos finais do time que vai em busca do bi-campeonato catarinense. Por pouco o time B, que se despediu deste Campeonato, não fez mais uma vítima. Foi buscar um empate diante do Juventus.

Vai melhorar
O Figueirense estreou neste Campeonato com uma boa vitória diante do Imbituba no seu estádio. O resultado foi bom, mas falta muita coisa ainda. Mesmo porque, não seria normal uma equipe nova com 15 jogadores atingir o seu melhor em seu primeiro jogo. A zaga é a mesmo que disputou a série B do ano pasado, o que muda são as laterais. É preciso esperar para que aconteçam situações neste Campeonato para pensar mais adiante numa equipe decorada pelo torcedor.

Com vontade
Dois bons públicos me chamaram a atenção na primeira rodada deste Campeonato Catarinense. Com exceção do jogo na Ressacada, o torcedor joinvilense fez uma linda festa enchendo a Arena. E mesmo diante de um adversário sem expressão alguma dentro do nosso futebol e em plena segunda-feira a noite, nada disso impediu que mais de sete mil torcedores fossem ao Orlando Scarpelli torcer pelo seu time. Essa torcida tá com vontade heim!!

Cartão rosa/vermelho
Cartão vermelho para a arbitragem de Evandro Tiago Bender e sua assistente Neuza Inês Back. No pênalti a favor do Figueirense, o lateral-esquerdo João Paulo invadiu a área e caiu após esbarrar no zagueiro Vitor Hugo. Já no pênalti a favor do Imbituba, Felipe Oliveira, dominou a bola dentro da grande área, sentiu o toque de Lucas, e projetou-se ao chão. Não existiu pênalti algum. Já a assistente Neuza Inês Back pisou feio na bola ao anular o primeiro gol do Imbituba alegando impedimento, quando o jogador tinha plenas condições de concluir ao gol.

Cartão rosa para a galera que nos atende tão bem em um dos melhores espaços esportivos de São José. O Kretzer Futebol Indoor é um espaço onde, além de você bater aquela bolinha num gramado sintético fora de série, também poderá usufruir de várias churrasqueiras, com atendimento personalizado. Fica bem ao lado do Shopping Itaguaçu.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.