São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 12:19
Edição Janeiro | 2010
Ano XVI - N° 164
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Santa Catarina é pioneira em banco público de sangue do cordão umbilical
SC Transplantes tem mais um serviço de transplante de córnea em Florianópolis
Prefeitura de São José revitaliza consultórios odontológicos

Saúde
 
SC Transplantes tem mais um serviço de transplante de córnea em Florianópolis
Na região da Grande Florianópolis, agora são três as unidades que contam com o serviço de transplante de córneas. O convênio na área de transplantes firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital Universitário da UFSC, há um ano, passou a beneficiar efetivamente a população no dia 30 de dezembro de 2009. O serviço era oferecido pelo SUS apenas em duas unidades da Secretaria de Estado da Saúde (SES), no Hospital Celso Ramos e no Hospital Regional de São José. Em todo o Estado, há 18 serviços de transplante de córnea. Destes, incluindo o HU, cinco são públicos.
Duas pessoas que estavam na lista de espera para transplante de córnea realizaram o procedimento pelo Sistema Único de Saúde no HU. “Com o HU realizando estes procedimentos, nos aproximamos ainda mais da meta desta gestão da Saúde, que é zerar a fila de espera por córnea em Santa Catarina”, avalia o Coordenador de Transplantes em Santa Catarina, Dr. Joel de Andrade.
Outra conquista recente na área para o Estado foi a instalação das Câmaras Técnicas do Rim e de Fígado. No primeiro semestre de 2009, o percentual de transplantes de rim no Brasil subiu 30%. Santa Catarina é o Estado que realiza o maior número de transplantes de fígado e rins com doadores falecidos por ano, proporcionalmente à sua população. “Isso representa uma economia em escala com reflexo em várias áreas, já que, além de ter muito mais qualidade de vida, quem recebe um órgão automaticamente desafoga outros serviços de saúde, como o de diálise”, avalia Dr. Joel, destacando ainda que a maioria dos transplantes são realizados pelo Sistema Único de Saúde, e, mesmo quando o procedimento é realizado em clínicas particulares ou hospitais filantrópicos, o processo é gerenciado pela SC Transplantes.
Para o presidente da ABTO, Dr. Valter Garcia, seria necessário acrescentar, a cada ano, a quantidade de 1,5 doadores por milhão de população (pmp), para que o Brasil atingisse, na próxima década, a marca de 20 doadores pmp, alcançada atualmente por poucos países. Santa Catarina é o Estado mais próximo deste índice, com quase 18 doadores pmp. A média nacional, apesar de o número de transplantes de órgãos realizados em todo o País (com doador falecido) ter subido 24,3% no primeiro semestre de 2009, se mantém bem abaixo da média catarinense, com 8,6 doadores pmp / ano.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.