São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 13:29
Edição Dezembro | 2009
Ano XVI - N° 163
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Educação em São José busca diretrizes para 2010
USJ investe em novos equipamentos eletrônicos e livros
Proerd combate o uso de drogas entre crianças e adolescentes

Educação & Cultura
 
Sociedade Musical União Josefense comemora 133 anos
A banda mantém uma escola de música gratuita, com inscrições abertas para 2010.

Clique na imagem para ampliar.
O hino de São José emocionou a platéia na abertura do concerto de aniversário da Sociedade Musical União Josefense, que completou 133 anos de fundação no dia 3 de dezembro. O evento, gratuito, foi realizado no teatro do Centro Multiuso e possibilitou o contato da população com a música, desde o estilo popular até o erudito.
A União Josefense foi fundada em 1876 e hoje é formada por 40 músicos, que se reúnem duas vezes por semana para ensaiar. A banda já recebeu diversos prêmios nacionais e estaduais e está sempre se aprimorando, segundo o maestro Maurino José Clauberg. “Lutamos para ter um repertório moderno e variado, porque, se não modernizarmos, o pessoal jovem não vai curtir muito. E, embora sejamos uma banda – formada apenas por instrumentos de sopro, nosso repertório não é limitado.”
Durante a apresentação do dia 3, a banda tocou a Abertura 1812 de Tchaikovsky, considerada uma peça difícil, por ter sido composta para orquestras sinfônicas. O concerto também teve músicas acompanhadas pela voz da cantora Cristiane Lima, e o encerramento ficou por conta de uma seleção de canções de Natal. “Através da música a gente ganha respeito e sensibilidade; ela abre o mundo e nos dá oportunidades. O povo josefense tem uma musicalidade adormecida, e a história da União Josefense conta isso. Somos a segunda banda mais antiga do Estado e, para estarmos com toda essa energia, é sinal de que o povo é bom”, afirma o maestro Clauberg.
Para que os josefenses possam despertar essa musicalidade, a Sociedade Musical mantém, com o apoio da Prefeitura, uma escola de música gratuita. Podem participar maiores de 12 anos, que poderão aprender a tocar flauta, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bombardino, trompas, tuba, bateria e outros instrumentos de percussão. O maestro Maurino salienta os benefícios do ensino de música: “Eu fiquei muito feliz porque, neste ano, foi aprovada pelo Governo Federal uma lei obrigando as escolas a terem no currículo a aula de música. Eu tenho certeza de que isso é bom, porque a música socializa, dá oportunidade aos jovens. Eu sou um exemplo – entrei na escolinha da União Josefense aos 13 anos e hoje sou profissional; eu e outros músicos que integram orquestras e bandas de outras instituições.”
Os interessados em participar da escola em 2010 devem se inscrever até o dia 23 de dezembro na sede da União, que fica na rua Gaspar Neves, nº 20, no Centro Histórico. As aulas serão ministradas pela manhã, tarde e noite.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.