São José, Santa Catarina, Brasil
14 de maio de 2024 | 13:23
Edição Novembro | 2009
Ano XV - N° 162
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Projeto de Lei quer instalar sistema de estacionamento rotativo nas ruas de São José
Vereadora levanta problemas do bairro José Nitro
São José na mídia nacional
Roçado terá padronização de calçadas
Novo feriado
Dia do funcionário público
Ministério Público aguarda posicionamento da Casan para determinar ações em prol do Rio Araújo
Casan explica cronograma de obras em São José
Câmara avalia projetos que alteram Código Tributário Municipal
Convênios beneficiam agricultura, pesca e aquicultura em São José
Dicas de Design
Superintendência Federal de Agricultura inaugura nova sede em São José

Cidade
 
“São José: Cidade Digital” pretende modernizar gestão pública e promover inclusão digital
Clique na imagem para ampliar.
Inclusão digital, preservação do Meio Ambiente, diminuição de despesas e controle do uso de recursos públicos. Esses são alguns benefícios prometidos pelos idealizadores do projeto “São José: Cidade Digital”, lançado no dia 6 de novembro com a assinatura de convênios entre a Prefeitura de São José e o Ministério da Ciência e Tecnologia. O Ministério é um dos parceiros do projeto e irá contribuir com R$ 1,8 milhão de reais, destinados à implantação de um datacenter para processamento e armazenamento de informações do Executivo municipal e à instalação de 20 Centros de Acesso a Tecnologias para Inclusão Social (CATIS), cada um com 20 computadores destinados à capacitação e ao uso pela população. O Cidade Digital prevê, ainda, outros 16 sub-itens e irá custar, no total, em torno de R$ 10 milhões, oriundos de recursos próprios e de órgãos federais.
O secretário de Comunicação Social, Gelson Albuquerque, coordenador do projeto, explica que a maioria das ações são voltadas a modernizar o município. “Precisamos mudar a matriz econômica da cidade, preparar a população para utilizar a tecnologia.” Outra preocupação destacada por ele é a de tornar os processos internos do Executivo mais ágeis e menos dispendiosos. “Estamos adotando sistemas como a locação de equipamentos, o que torna mais barata a manutenção e a troca de máquinas como câmeras e impressoras. Vamos integrar a comunicação nas 103 unidades da Prefeitura e passaremos a ter informações em tempo real. Teremos uma central de armazenamento de dados que irá processar as informações e gerar conhecimentos para que possamos agir.”
Todas as etapas do projeto devem estar concluídas em 18 meses, de acordo com Albuquerque. Confira abaixo a relação dos itens que já estão em funcionamento e os que ainda precisam ser licitados.

PROJETOS EM FUNCIONAMENTO

Monitoramento da Frota (batizado de Operação Frota Legal)
Consiste na utilização de um sistema de gerenciamento de frota que combina o geoposicionamento dos veículos e o uso de cartão - combustível. Desse modo, é possível controlar a utilização da frota municipal e economizar com taxas e combustíveis.

Sistema de telefonia e comunicação
Contratação de serviço de cinco centrais telefônicas que suportam comunicação via VOIP e permitem a conexão com outras unidades do município.

Outsourcing de impressão
Terceirização de equipamentos como impressoras, copiadoras, aparelhos de fax e scanners.

Portal de compras eletrônicas
No Portal da Prefeitura já é possível disponibilizar alguns processos licitatórios por pregão eletrônico, o que permitiria maior transparência e concorrência nas compras da Prefeitura, com consequente diminuição nos preços.

PROJETOS EM FASE DE LICITAÇÃO

Controle de Acesso e Ponto Eletrônico
O sistema permitirá o controle do acesso de pessoas e veículos às unidades da Prefeitura, assim como o acompanhamento da frequência dos funcionários.

PROJETOS EM FASE DE FORMATAÇÃO PARA LICITAÇÃO

Sistema de geoprocessamento
Vai permitir a configuração de uma base de dados que integrará o cadastro imobiliário com os dados dos cartórios, possibilitando, assim, a atualização do IPTU com base nesses dados e a análise da evolução do consumo de água e luz.

Infraestrutura de comunicação sem fio e de fibra óptica
O sistema irá integrar os serviços e órgãos da Prefeitura e poderá ser usado para expandir sinal de internet sem fio para a comunidade.

Portal de informações e serviços à sociedade
O site da Prefeitura poderá ser utilizado para o acesso a serviços do Município, como a emissão de certidões negativas, consultas de viabilidade para construção, acompanhamento do histórico escolar de estudantes, etc.

Sistema de Declaração Eletrônica de Tributos e Nota Fiscal Eletrônica
Substituição da emissão de nota fiscal em papel pela nota eletrônica, o que diminui fraudes na arrecadação e reduz custos com papel.

Saúde Net
O sistema irá integrar, eletronicamente, todos os serviços de saúde, com prontuário eletrônico, agendamento de consultas, acesso a exames, controle de farmácia, etc.

Educação Net
O sistema irá integrar a Rede de Ensino Municipal, possibilitando o acompanhamento do desempenho e da frequência dos estudantes pelos pais, professores e administração pública, bem como irá permitir a disponibilização de conteúdos virtuais.

Sistema de Controle de Indicadores de Desempenho
Armazenará dados fornecidos por todas as unidades da Prefeitura, de modo a gerar informações para a gestão pública.

Cartão do Cidadão
A exemplo do programa Bolsa Família, o cartão será um instrumento de identificação dos cidadãos para os serviços e políticas públicas do Município.

Monitoramento eletrônico de prédios públicos
Os prédios públicos serão monitorados por câmeras de vigilância 24 horas por dia.

Datacenter da Prefeitura
Irá armazenar e processar informações, dar suporte aos sistemas corporativos e centralizar dados.

CATIS
Os 20 CATIS, com um total de 400 computadores, servirão para cursos de capacitação em informática e para o acesso à internet pela população.

Sala de Gestão e Acompanhamento do Business Intelligence
Irá centralizar os sistemas para acompanhamento das informações.

Internet Grátis
A Prefeitura pretende distribuir o acesso gratuito à internet para a população, por meio de antenas de internet sem fio.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.