São José, Santa Catarina, Brasil
12 de maio de 2024 | 06:19
Edição Maio | 2009
Ano XV - N° 156
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Economia



Veja também:
Orvino é o novo Procurador Geral de São José
Orvino é o Procurador Geral do Município
Movimento Pela Cidadania Fiscal foi discutido na Aemflo/CDL
A Orionópolis catarinense precisa da sua ajuda!

Especial
 
Programação cultural marca 150 anos da Casa da Câmara e Cadeia
Clique na imagem para ampliar.
Até o dia 1º de junho, a Mostra Filatélica, Oficina de Colecionadores e o lançamento de carimbo e selos comemorativos ao aniversário dos 150 anos da Casa da Câmara e Cadeia são realizados no Centro Histórico de São José.
A programação iniciou no dia 18 de maio com a Mostra Filatélica, que expõem selos oriundos de Brasília, Florianópolis e São José com diversos temas. Já no dia 18 foi lançado, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o selo e o carimbo comemorativos aos 150 anos da Casa da Câmara e Cadeia.
De acordo com o chefe da Casa da Cultura, historiador e mestre em história, Celso João de Souza Júnior, esta é uma data simbólica que está sendo comemorada por dois motivos. “Primeiro porque de toda documentação importante que marca o início da sede da Casa da Câmara e Cadeia sobrou muito pouco, só sabemos que ela começou a funcionar em 1859. Esse é um movimento que estamos fazendo para sensibilizar, em relação ao cuidado com o acervo e história do município. Outro motivo é que lá está fechado e queremos que as empresas contribuam a engrandecer a nossa cultura”, explica.
O carimbo e selo em comemoração à data estarão disponíveis na agência dos Correios do município e todas as cartas que saírem durante um mês os utilizarão.

Preservação
O superintendente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo, Marcos Canetta, comenta sobre a importância de preservar o patrimônio histórico. “É fundamental porque preserva a história da cidade, traz o ontem para hoje e dá oportunidade às novas gerações de conhecerem sua cidade”, esclarece.
“Vejo que esse tipo de trabalho é paulatino, mas mostra a preocupação que temos com a história. A recuperação do Theatro Adolpho Mello, que é o mais antigo do Estado, a recuperação do telhado do Museu e a reforma da Casa da Cultura, que foi queimada em março do ano passado, será um marco na historia da cidade”, relata.
Participaram da ocasião Eduardo Ribeiro, assessor técnico dos Correios, vereadores e secretários municipais.

Oficinas
Nos dias 27 e 28 de maio, a Oficina de Colecionadores é direcionada para crianças de seis a 10 anos. “Tem como objetivo mostrar a forma de comunicação tão distante delas nestes tempos digitais, bem como apresentar o círculo de amizades que se forma a partir da afinidade de colecionar selos de vários países, instigando a curiosidade e a pesquisa sobre a geografia e a história desses lugares”, informa Celso.
A Casa de Cultura está localizada na Rua Gaspar Neves, 3175, esquina com a Praça Arnoldo Souza, Centro Histórico de São José. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 22h.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.