São José, Santa Catarina, Brasil
18 de maio de 2024 | 17:45
Edição Maio | 2009
Ano XV - N° 156
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Saúde
Social
Economia



Veja também:
116 mil pessoas no CTG Os Praianos

Tradição
 
Rodeio Internacional dos Praianos alcança sucesso esperado
O 10º Rodeio Internacional no CTG Os Praianos foi sucesso de público e de atrações. Durante os 11 dias de evento, 116 mil pessoas apreciaram a gastronomia, provas artísticas, provas de laço e diversos shows. Neste ano, a 2ª Festa Praiana abriu o evento permitindo a integração de estilos musicais.

No espaço multieventos, inaugurado nesta edição do Rodeio, aconteceram os principais shows, como destaque o de Fernando e Sorocaba, uma dupla que está fazendo um sucesso invejável no Brasil, e que fez balançar a multidão no primeiro final de semana; entre outros, como Luiz Cláudio e a Tribo; Grupo Candieiro; Rony e Ravel; Grupo Pura Cepa;Turbinados do Forró; Júnior e Elyan; Ivonir Machado e Novos Garotos; Grupo Raízes e um som diferente pela primeira vez, o pagode do grupo Swing Maneiro teve sua participação na 2ª edição da Festa Praiana. Lançaram seu CD a dupla Pedro Ramires e Prenda Rosenilda, artistas renomados da música gaúcha como Elton Saldanha; João Luiz Correa e Grupo Campeirismo; Walther Morais; Pedro Ortaça; Os Tiranos e Dante Ramon Ledesma com o show internacional, fizeram acontecer na cidade de São José.

Estandes de imobiliárias, concessionárias e construtoras possibilitaram aquisição da casa própria ou do carro zero com muitas facilidades para a realização de negócios. A Feira de Artesanato “São José feito à Mão” também foi uma atração. Durante todos os dias a extensa praça de alimentação e a vasta gastronomia eram de dar água na boca.

Competições artísticas também movimentaram o parque durante os dias nove e 10 de maio. CTGs de várias cidades receberam prêmios pelas apresentações.

Diversas modalidades entreteram o público em quatro palcos, divididos entre modalidades e nas categorias mirim, juvenil, adulto e veterana. Danças gaúchas, danças Birivas do Tropeirismo gaúcho, Chula, Gaita Ponto, Gaita Piano, violão, intérprete vocal, conjunto vocal, trova, declamação, melhor indumentária e melhor conjunto musi-vocal de invernada artística, concorreram a troféus e premiações em dinheiro. O campeão geral foi o CTG Anita Garibaldi, de Lages, que ganhou uma moto Hunter zero.

Já a parte campeira do 10º Rodeio Internacional teve início no dia 6 de maio e durante todos os dias foram realizadas provas campeiras. A premiação de mais de R$ 55 mil, entre carro e motos, atraiu competidores de diversos estados do Brasil. Durante o evento, houve transmissões das competições e de alguns shows ao vivo pela internet, através do site do CTG Os Praianos, fato inédito em rodeios em Santa Catarina.

Um dos destaques foi, sem sombra de dúvida, o Laço Internacional Vaca Parada, que foi criado há 20 anos, quando Israel Cunha inventou um cavalete de madeira para as crianças brincarem no rodeio.

A disputa desta modalidade foi muito concorrida entre a garotada, pois valia um potro crioulo puro da Cabanha Guapuruma, da cidade de Itajaí (SC), para a categoria Piazito (7 a 11 anos). O primeiro lugar ficou com Gustavo Moraes, do CTG Campo Belo do Sul. Na categoria Piazinho (0 a 6), o campeão foi Gabriel de Oliveira Jacintho do CTG Os Praianos.

No dia 9 de maio foi realizada uma apresentação na cancha de laço. Os olhares se voltaram para as imagens de Jesus Cristo e de Nossa Senhora, que desenrolaram de um pedestal ao acender de fogos. Após esta apresentação, novamente o público se emocionou com a entrada da estátua de Nossa Senhora Aparecida, que chegou a cavalo, conduzida por crianças que participaram do Rodeio. A Santa foi colocada em um altar em frente à cabine de locução, pela qual todos os laçadores passavam e pediam a bênção para a prova.
Em homenagem às mães, um show de luzes com uma cascata iluminou a cancha de laço. Em seguida, Babalu e o táxi maluco realizou uma brincadeira para animar as arquibancadas.

No domingo, dia 10, o Rodeio chegou ao fim. O dia inteiro foi de muita emoção nas apresentações artísticas, e também, na cancha de laço, da qual saíram um carro e duas motos zero.

Na cancha, o momento da final da prova Laço Internacional Equipe força A, a qual dava como prêmio um Ford KA 0K, foi apreciada pelo governador do Estado Luiz Henrique da Silveira, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Valter Gallina, do deputado federal Gervásio Silva, e dos deputados estaduais, Marcos Vieira e José Natal Pereira, que apreciaram a competição de dentro da cabine de narração.

O governador exaltou a cultura na cidade e desejou um feliz dia das mães a todas as mães presentes no Rodeio.
A emoção passada pelos narradores Murilo Oliveira e Maico Misiuk tomou conta dos laçadores e das arquibancadas, que depois de duas horas de muita vibração, duas equipes finalistas, uma de Barra Velha (SC) e outra de Ciríaco (RS), resolveram dividir o carro. Todo o público aplaudiu em pé os laçadores que, emocionados, retribuíram o carinho recebido. O terceiro lugar foi para a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo.

Durante a noite, as provas de gineteada em cavalo atraíram também um grande público para dentro da cancha. A tradicional modalidade sempre é a mais esperada por todos. O prêmio era uma Moto 0K. A disputa começou na sexta-feira, com a primeira classificatória. Depois de três dias e quatro montadas, consagrou-se campeão o ginete Renato Fagundes, de Canelinha/SC, representante do CTG Sopro do Minuano.

O patrão Almir Valério da Silva, popularmente conhecido como Mirinho, que ficou quatro anos na administração, relatou que a experiência foi muito boa. “Foram quatro rodeios maravilhosos. Em minha opinião, este Rodeio Internacional de 2009 foi o melhor em organização e modernidade, além do relacionamento com a patronagem, com os sócios e com os visitantes. Os três quesitos básicos com os quais defino este Rodeio são transparência, relacionamento e modernidade. Enfim, conseguimos criar outro evento dentro do parque para divulgar o Rodeio, e depois, realizamos o Rodeio totalmente dentro das tradições. Foi um sucesso”, finaliza Mirinho.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.