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11 de maio de 2024 | 14:47
Edição Março | 2024
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DNIT lança edital para projeto de duplicação da BR-282 entre Palhoça e Lages
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou este mês um edital para contratação de projetos de engenharia para duplicação da BR-282 entre Palhoça e Lages. A abertura das propostas está marcada para o próximo dia 26. A projeção do DNIT é de que a contratação dos projetos represente um investimento de R$ 46 milhões.
O edital divide os 207 quilômetros do segmento em oito lotes, desde o entroncamento com a BR-101, em Palhoça, até o entroncamento com a BR-116, em Lages. Cada lote tem entre 15 e 40 quilômetros. Além da duplicação, os projetos deverão prever mais de 60 pontos com Obras de Arte Especiais (OAEs), como viadutos, pontes e passarelas.
Devido ao trecho muito acidentado, a região do Alto da Boa Vista, entre Rancho Queimado e Alfredo Wagner, deverá ganhar uma variante com previsão de um túnel de 2,5 quilômetros. O trajeto deverá ficar semelhante ao do Morro do Boi, na BR-101, com um sentido pela “estrada velha” e outro pelo túnel.

Os oito lotes:
Lote 1 – Da BR-101 (Palhoça) até Águas Mornas (entroncamento SC-435);
Lote 2 – Águas Mornas (entroncamento SC-435) até Rancho Queimado;
Lote 3 – Variante na Serra da Boa Vista (paralelo ao lote 4);
Lote 4 – Rancho Queimado até Alfredo Wagner (SC-350);
Lote 5 – Alfredo Wagner (entroncamento SC-350) até Bom Retiro;
Lote 6 – Bom Retiro até o entroncamento SC-475 (Bocaina do Sul);
Lote 7 – Entroncamento SC-475 (Bocaina do Sul) até Localidade de Índios (Lages);
Lote 8 – Localidade de Índios (Lages) até BR-116.

O DNIT também prevê outros projetos na BR-282 na Grande Florianópolis, como 15 quilômetros de terceiras faixas entre Águas Mornas e Alfredo Wagner, um novo viaduto em Rancho Queimado, e marginais em Palhoça, contratações que serão incorporadas na futura duplicação.
O Departamento também já lançou o edital para contratação de projetos a fim de duplicar a BR-282 no trecho seguinte, entre Lages e São Miguel do Oeste, compondo mais de 400 quilômetros de rodovia. Já houve abertura das propostas para esta contratação de projetos e as empresas vencedoras do certame estão em fase de homologação.

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