São José, Santa Catarina, Brasil
20 de maio de 2024 | 14:06
Edição Setembro | 2023
Ano - N° 326
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Cidade
Especial
Geral
Tradição
Colunistas
Classificados



Veja também:
Mutirão retira mais de 500 quilos de lixo da orla da Beira-Mar de São José
São José é campeão em todas as modalidades no catarinense de judô
São José sedia Festival Paralímpico 2023 neste sábado (23)
Cofiex do Ministério da Economia aprova o financiamento da Beira-Mar de Barreiros
Prefeitura de São José ratifica convênio de cooperação com a Polícia Civil
Atividades de conscientização e educação marcam Semana do Trânsito
Vereadores André Francisco e Alexandre Carpes de Souza assumem cadeiras na Câmara Municipal de São José
Reunião Pública debate retomada do carnaval, desfile cívico, Açorfest e aniversário de São José
Cidadão Catarinense: Alesc aprova título ao presidente do TRF4
Setembro Amarelo têm programação especial em São José
Paratletas de São José ganham medalhas de ouro em fase regional das Paralimpíadas Escolares
Projeto de lei que institui o Programa de Bandas e Fanfarras é aprovado pela Câmara Municipal de São José
São José lança Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) de impostos municipais
Nova secretária
Governo garante ações emergenciais em vistoria na SC 281 em São José a pedido de parlamentar
CASAN E PREFEITURA DE SÃO JOSÉ FIRMAM CONVÊNIO E OBRA É RETOMADA

Cidade
 
Beira-Mar de Barreiros avança no licenciamento ambiental
Nesta quarta-feira (20) foi realizada a primeira visita técnica dos técnicos do IMA no trecho que será construída a futura Avenida
O projeto da Avenida Beira-Mar de Barreiros está se tornando realidade para os josefenses. Nesta quarta-feira (20) aconteceu a primeira visita técnica do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com o objetivo de verificar a viabilidade do licenciamento ambiental. A inspeção foi acompanhada pela a equipe da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, junto dos consultores da empresa licitada Prosul.

O grupo esteve reunido em alguns pontos onde será construída a futura obra, como no limite do Balneário do bairro Estreito, em Florianópolis e o Rio Büchler, em São José, para que o IMA pudesse sanar dúvidas com os consultores. De acordo com o coordenador de projetos da empresa licitada Prosul, Robson Sebastiani, a conversa tem sido tranquila, as explicações estão sendo importantes para a continuidade dos trabalhos.

“Abordamos com o IMA como será executada a obra desde início, onde vão começar o canteiro de obras, como vai se dar a construção do aterro, as interferências que ele vai ter com a sociedade junto ao mar. Para que a partir desses esclarecimentos o IMA tenha clareza a respeito de decisões das medidas mitigadoras, para implantar a obra”.

A Avenida Beira-Mar de Barreiros visa a ligação com a Beira-Mar Continental de Florianópolis, em uma extensão total de 8,250 km de via pública – 4,5km referente a Capital e 3,750 km de território josefense – o projeto prevê pistas de rolamento, passeios, ciclovias, área de lazer e bolsões de estacionamentos, beneficiando a mobilidade urbana e consequentemente, o bem-estar da população.

De acordo com o prefeito Orvino Coelho de Ávila, a Avenida da Beira-Mar de Barreiros é uma notícia especial para São José. “Iniciamos o projeto em 2021. Já em 2022 pedimos o estudo de impacto, para analisar as quatro estações. No mês de agosto deste ano, pedimos a licença ambiental, que iniciou hoje com a visita técnica do IMA. Ontem (terça-feira) pedimos agilidade ao secretário estadual de Infraestrutura, Jerry Comper. Tenho certeza de que vão nos ajudar. Destravamos o grande problema que é a questão financeira, o Ministério da Fazenda nos deu autorização para contrairmos empréstimo, para a execução da obra. Com Florianópolis já está acertado, agora resta vencer alguns entraves burocráticos, que é natural, para que possamos lançar a licitação e tirar do papel a Avenida”.

O objetivo da nova Avenida é “desafogar” a malha viária do Município, inclusive, permitindo que a Avenida Leoberto Leal diminua o fluxo intenso de veículos. Outro benefício identificado será no comércio da região, que ganhará mais visibilidade. Durante os estudos iniciais, foi realizada a batimetria, medição da profundidade do oceano em que a obra será executada.

Segundo a superintendente da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriela Brasil dos Anjos, o projeto está seguindo favoravelmente. “É uma etapa importante do processo de licenciamento ambiental, onde algumas dúvidas foram sanadas. Por isso, foi de grande valia a participação da Fundação do Meio Ambiente e da Secretaria de Planejamento. Estaremos acompanhando todo o processo para darmos a agilidade necessária para esta obra”.

Conforme a representante do IMA, Ana Paula Klain, o próximo passo é formalizar uma documentação, que será entregue aos requerentes do projeto. “Após a visita nos pontos estratégicos, vamos trabalhar na informação técnica, que são as demandas restantes, algumas dúvidas que a equipe de licenciamento tem com relação ao processo e nos próximos dias a gente deve encaminhar esse documento às prefeituras”.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.