São José, Santa Catarina, Brasil
13 de maio de 2024 | 14:46
Edição Maio | 2023
Ano - N° 322
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Saúde
Colunistas
Classificados



Veja também:
Casan inaugura novo centro de controle operacional em florianopolis
Avjas inaugura segundo andar da sede própria no bairro Kobrasol
Lar Legal torna real sonho da propriedade para 70 famílias
Câmara Municipal de São José entrega Moção de Aplausos e Reconhecimento aos Bombeiros Militares e Comunitários
Obra de Potecas
Vereadores recebem visita do senador Jorge Seif e apresentam pedidos para necessidades de São José
AEMFLO e CDL-SJ pedem atenção do Senador Jorge Seif a pautas do setor empresarial
Zoneamento é próxima etapa até a entrega do Contorno Viário, avalia presidente da Câmara de São José
Alunos de São José apresentam o projeto Escola do (Im) Possível no Catalysing Changing Week 2023
Maio Roxo
Tênis de mesa: 7ª edição do Circuito TMB Challenge aconteceentre os dias 26 e 28 de maio em São José
Univali devolve à Prefeitura de São José terreno que foi sede do Campus Sertão do Maruim
São José vai investir R$ 130 mil no retorno de pessoas em situação de rua para suas cidades de origem

Cidade
 
171ª Festa do Divino acontece de 19 a 22 de maio em São José
Patrimônio imaterial e registrada no livro de celebrações como bem cultural de São José, festividade acontece neste final de semana

Clique na imagem para ampliar.
A 171ª Festa do Divino Espírito Santo será realizada neste fim de semana, em São José. O ponto alto que antecede as festividades será nesta sexta-feira (19), quando as bandeiras do divino retornam para a Igreja Matriz, às 19h. A tradicional Divina Sopa será servida à comunidade, após a missa, às 20h30. O casal festeiro deste ano é formado por Francisco Antônio Schurhaus e Luzia Martins Schurhaus, faz parte da comunidade há 50 anos e, em outros anos da festividade, atuou como voluntário. “É um momento muito especial e emocionante para toda a nossa família, principalmente porque sempre estivemos envolvidos de alguma maneira e temos uma fé muito grande no Divino Espírito Santo”, revela Luzia.
A Festa do Divino Espírito Santo é reconhecida como patrimônio imaterial e está registrada no livro de celebrações como bem cultural de São José. Para praticar a fé e manter a cultura açoriana com o apoio da comunidade, considerado um ritual, as 30 bandeiras foram enviadas às comunidades da Paróquia 40 dias antes da festa. Desde abril percorreram diversos locais da cidade convidando a comunidade para as celebrações, durante as novenas e a quermesse.

Programação da Festa
A Festa, que reúne milhares de fiéis, começa, de fato, no sábado (20), com a missa de abertura e o cortejo da família imperial, a partir das 18h30. No domingo (21), as celebrações seguem às 9h e 18h30 com o cortejo, e com missas às 9h30 e 19h, o tradicional almoço às 12h e às 14h tarde de prêmios.
Já na segunda-feira (22), a programação é bem parecida, com a diferença da realização de um café colonial às 15h30 e uma missa especial, presidida pelo arcebispo da arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, a partir das 19h. Haverá ainda, durante o dia, celebrações de missa às 14h, às 15h30 tem tarde de prêmios e às 18h30 o último cortejo da família imperial. Além disso, será feita a escolha do casal festeiro para 2024, a entrega do Cetro para a imperatriz, passagem da bandeira do Divino e a coroação do imperador.

História
A Festa do Divino Espírito Santo foi instituída no ano de 1296, na cidade de Alenquer, Portugal. A festa é fruto de uma promessa da Rainha Isabel de Aragão, esposa de Dom Dinis, Rei de Portugal, para que a paz pudesse reinar entre Portugal e o Reino independente de Aragão que estavam em guerra. As promessas da Rainha Santa e do povo foram atendidas e a paz voltou a reinar.
O intuito dos festejos e comemorações é a promoção da paz, a vivência da caridade fraterna e a honra e devoção ao Divino Espírito Santo. Desde 1851, a Festa do Divino Espírito Santo é celebrada na Paróquia de São José, preservando e cultivando este forte traço da religiosidade, sendo base da identidade histórico cultural trazida pelos açorianos.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.