São José, Santa Catarina, Brasil
11 de maio de 2024 | 04:09
Edição Março | 2023
Ano - N° 320
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Anúncios
Editorial
Parecer
Cidade
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Esportes
Colunistas
Classificados




Parecer
 
O Mundo de Login e Senha
Login é um termo em inglês que significa ter acesso a algo no meio digital, como uma conta de e-mail, um site, um serviço ou mesmo aparelhos como computadores e smartphones. O seu login, geralmente aliado a uma senha, é a sua identidade de acesso.
A palavra login é formada essencialmente pela junção de log e in. Em inglês log seria equivalente a uma espécie de registro e in significa dentro. Desta forma, fazer um login é entrar no registro ou ter acesso a algo. Uma expressão que funciona como sinônimo é "iniciar sessão". O contrário de login é logout, que significa "encerrar sessão".

A questão da segurança da senha de acesso para o login

Na hora de escolher uma senha de acesso para o login, muitas pessoas ignoram a recomendação de fugir das escolhas óbvias. Nome dos filhos ou outras pessoas da família, datas de nascimento e, muitas vezes, o próprio nome da pessoa são alguns dos erros registrados na hora de se criar uma senha.
Para que um acesso seja mais difícil de ser hackeado, o ideal seria criar senhas únicas e que intercalem letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres. Por exemplo, ao invés de somente "paraisocelestial", o indicado seria "@ParaisoCelestial&2023#" ou algo parecido.
Um recurso de segurança utilizado por muitos sites na hora de logar é a verificação de duas etapas ou autenticação de dois fatores. Após digitar seu nome de usuário/e-mail e senha como de costume, o site enviará um código para seu smartphone por meio de mensagem de texto, chamada de voz ou por app para dispositivo móvel.
Desta maneira, o login só é concluído após a digitação do código recebido, reforçando a segurança contra acessos indevidos e maliciosos.

Um futuro sem senha

Ainda hoje, as senhas são essenciais para a segurança online, mas ameaças como phishing, golpes e falta de cuidado com senhas continuam a representar um risco para os usuários. O Google reconhece a existência desses problemas há bastante tempo, e é por isso que vem criando defesas como a verificação em duas etapas e o Gerenciador de senhas do Google.
No entanto, para realmente resolver problemas relacionados a senhas, precisa-se ir além delas próprias, e é por isso que estão preparando o terreno para um futuro sem senha há mais de uma década.
Hoje, já existe um planejamento das empresas para se implementar o suporte sem senha para os padrões de login FIDO no Chrome, ChromeOS e Android. A Apple e a Microsoft, que compõem o consórcio FIDO, também anunciaram que oferecerão suporte para suas plataformas. Isso simplificará os logins em dispositivos, sites e aplicativos, independentemente da plataforma, sem a necessidade de qualquer senha. Esses recursos estarão disponíveis ao longo do ano de 2923, conforme já divulgado.
Quando se faz login em um site ou aplicativo em celular, simplesmente ocorre um desbloqueio do celular – a conta não precisa mais de uma senha. Em vez disso, o celular armazenará uma credencial FIDO, chamada chave de acesso (passkey), que é usada para desbloquear a conta online. A chave de acesso torna o login muito mais seguro, pois é baseado em criptografia de chave pública e só é exibida na conta online quando o usuário desbloqueia o celular.
Para fazer login em um site em computador, será preciso apenas ter seu celular por perto, onde será solicitado simplesmente o desbloqueio para concluir o acesso. Depois de fazer isso, o usuário não precisará do celular novamente e poderá fazer login apenas desbloqueando o computador. Mesmo se o usuário perder seu celular, suas chaves de acesso serão sincronizadas com segurança com seu novo celular a partir do backup na nuvem, permitindo que ele retome exatamente de onde seu dispositivo antigo parou.

A chave de acesso

A chave de acesso (passkey) nos aproximará muito do futuro sem senha que se está mapeando há mais de uma década.
Os tecnólogos e as empresas do ramo estão animados com o que o futuro da chave de acesso reservará aos usuários. Essa evolução tecnológica ainda levará tempo para estar disponível nos dispositivos de todos e para que os desenvolvedores de sites e aplicativos tirem proveito delas. As senhas continuarão a fazer parte de nossas vidas à medida que se fizer essa transição, por isso os estudiosos do assunto continuarão dedicados a tornar os logins convencionais mais seguros para os usuários em geral.
Um problema que não tem uma solução a curto prazo, para melhoria da segurança no mundo digital, diz respeito à falta de conhecimento dos usuários em geral, os quais, diariamente, são hackeados pelos "experts", que detêm todo o conhecimento do mundo informatizado. O "pulo do gato" jamais será revelado aos usuários em geral.
Colaboração: Jonas Manoel Machado - Advogado - OAB/SC 5256 - E-mail: drjonas5256@gmail.com.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.